No ar como o apaixonado Edu em “Garota do Momento”, Caio Manhente celebra a oportunidade de viver um personagem que une poesia, astronomia e uma boa dose de romance. Depois do sucesso como o sofrido Rafa em “Vai na Fé”, novela exibida pela Globo na faixa das 19h em 2023, o ator se entrega a um novo desafio na atual trama das 18h da emissora, que é ambientada no final da década de 1950. “Rafa foi um personagem muito especial. Agora, fazendo o Edu, tem coisas parecidas, mas também distintas. Ser um jovem em 1958 é diferente de ser um jovem hoje”, compara.
Filho da batalhadora Anita, papel de Maria Flor, e do machista Nelson, vivido por Felipe Abib, Edu cresceu observando uma convivência conturbada entre os pais. “Ele via o relacionamento dos dois como muito tóxico, ainda que, na época, fosse algo naturalizado. Edu é apaixonado pela mãe e a aconselha bastante”, enaltece Caio. Ao longo da trama, Edu também acompanha o drama do irmão, Guto, personagem de Pedro Goifman, que enfrenta conflitos ligados à própria sexualidade.
Dedicado aos estudos, Edu ingressa na primeira turma do curso de Astronomia da Universidade do Brasil. Para bancar suas despesas, trabalha como garçom no boliche Bowling Rock. “Edu é um cara romântico. Apaixonado pelas estrelas, por literatura e pelas palavras. Muito romântico e pra frente”, define o ator. O envolvimento com a astronomia, aliás, também influenciou Caio. “Astronomia não é simples. Sempre fui apaixonado, mas sou um leigo. Já tinha lido alguns livros e fui atrás de outros. Li poesias. A beleza da nossa profissão é viver um monte de coisa que a gente não espera. Agora, estou mergulhado na poesia e astronomia”, entrega Caio, que estreou na televisão com 8 anos, mas se tornou mais conhecido como um dos protagonistas das seis primeiras temporadas do seriado infantil “Detetives do Prédio Azul”, interpretando o curioso Tom Paz, no Gloob.
O romantismo do personagem também se destaca no relacionamento com Celeste, papel de Debora Ozório. “Os dois começaram a se comunicar por cartas. É uma maneira bonita de viver uma juventude que eu não vivi”, reflete Caio, que se mostra extremamente feliz com o sucesso da novela e também com a recepção do público. Parece inclusive acreditar que estava predestinado a fazer essa novela. “Quando me chamaram para esse personagem, eu tinha acabado de me mudar e tinha colocado na porta da minha entrada um poema do Olavo Bilac que fala de estrelas. É curioso isso”, lembra.
“Garota do Momento” – Globo – Segunda a sábado, na faixa das 18h.