Policiais do 30º DP – Tatuapé descobriram na última terça-feira, dia 1º, um centro de distribuição de peças de carros roubados, que as repassava para desmanches. O galpão fica na Rua Inésio Isqui, 184, na Vila Cruzeiro, uma rua tranquila próxima ao Cemitério de Vila Formosa, onde foram encontradas milhares de peças de veículos dos mais variados tipos.
Segundo o delegado titular do 30º DP, Marcos Galli Casseb, durante a análise inicial do material encontrado, já tinham sido identificadas peças de 41 veículos com queixa de furto e roubo na região do Tatuapé e bairros vizinhos. O delegado informou também que o proprietário do local foi preso em flagrante. Ainda segundo ele, a análise das peças apreendidas prossegue.
Durante a audiência de custódia, realizada na tarde da quarta-feira, dia 2, no Plantão do Tribunal de Justiça de São Paulo, o juiz Fabio Pando de Matos relaxou a prisão em flagrante e o dono do estabelecimento foi liberado.
DESMANCHE DE MOTOS
A mesma equipe do 30º DP executou na quinta-feira, dia 4, três mandados de busca e apreensão em estabelecimentos localizados na Rua Guaianazes e Rua dos Gusmões, onde foi apreendida uma grande quantidade de peças de motocicleta, dentre as quais peças de motos furtadas.
Segundo Casseb, sua equipe chegou até os dois locais após um intenso trabalho de investigação do furto de dois veículos Toyota Hilux e de uma moto de luxo, todos na região do Tatuapé, e cujas peças foram encontradas no depósito da Vila Cruzeiro e, nas lojas de motos da Santa Ifigênia, respectivamente.
MUDANÇA NA LEI
Conforme Casseb já declarou para nossa reportagem, só existe uma forma de diminuir ou acabar com os crimes: uma alteração urgente e significativa na legislação brasileira. Ele não é da opinião de que a polícia prende e a justiça solta. Ele defende a tese que “a legislação brasileira processual é fraca e muito branda e é a legislação que coloca o ladrão na rua. A legislação precisa ser alterada com urgência. A nossa sociedade precisa acordar para isso, senão vamos continuar sofrendo”, afirma.