Nos próximos anos o Metrô deverá se preparar para receber a Copa do Mundo, em 2014. Pensando nisso, a assessoria do órgão divulgou, no início do mês, um estudo preliminar que envolve a reforma de 20 estações, entre elas: Brás, Tatuapé, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera.
De acordo com o Metrô, trata-se de uma proposta ainda em estágio embrionário, porém, já repercutiu entre os moradores da Zona Leste. Divulgado em a matéria publicada no Jornal da Tarde, o plano fez com que leitores desta Gazeta levantassem outros questionamentos a respeito das possíveis obras de revitalização.
MAIS SEGURANÇA
Com a aproximação de um evento de âmbito mundial, os moradores estão preocupados com investimentos na área da segurança, pois, com o encontro de diversas torcidas, além da autorização para a venda de bebidas alcoólicas, o órgão terá de estar preparado para possíveis conflitos. Conforme o Metrô, existe um investimento permanentemente nessa área. Tanto que em 2011 o índice de segurança pública no sistema metroviário foi inferior a uma ocorrência por milhão de passageiros transportados. E, junto com órgãos dos governos municipal, estadual e federal, o Metrô está participando do Comitê da Copa 2014, que é responsável pelo planejamento de estratégias de mobilidade e segurança do evento.
VANDALISMO
Outro problema levantado pelos leitores diz respeito ao número de agentes de segurança que a Companhia do Metropolitano pretenderá integrar ao sistema em 2013. Para a assessoria, a contratação de empregados ocorre em função da ampliação da rede metroviária. Para o evento Copa do Mundo 2014, a segurança terá participação conjunta de órgãos municipais, estaduais e federais.
Quanto às questões relacionadas a prováveis atos de vandalismo nas estações, após a entrega da Arena Corinthians, a assessoria do Metrô informou que o planejamento e desenvolvimento de estratégias têm garantido a integridade do sistema. Tanto que ocorrências desse tipo são pouco frequentes.
ECONOMIA
No caso das obras de conservação, que envolve o tratamento de concreto aparente, troca de pisos e calçamentos externos, troca e recolocação de novos forros, troca das laterais das coberturas de metal e pintura em geral, alguns passageiros escreveram à redação sugerindo a Cia. do Metropolitano que aproveitasse para implantar o sistema de placas de captação de luz solar, reduzindo gastos com energia.
Diante da sugestão, a assessoria respondeu que, como empresa de ponta, o Metrô está atento a todas as inovações tecnológicas que visem a sustentabilidade, como iluminação e ventilação naturais. Entretanto, a captação de energia solar nas estações a céu aberto não está nos planos para 2014.
PISO DE GRANITO
As duas últimas questões apresentadas pelos moradores foram ligadas às suas próprias integridades físicas. A primeira coloca em dúvida se a troca do piso de borracha por granito não o tornará mais escorregadio em dias de chuva e a outra revela um desconforto com a baixa temperatura do ar-condicionado dos trens mais novos.
No primeiro caso o Metrô afirmou que o piso não será escorregadio. Além disso, revelou a existência de testes exaustivos sobre todos os materiais e equipamentos a serem instalados nas estações. O órgão relatou, ainda, que o calçamento de granito está presente em muitas estações, inclusive as da Avenida Paulista servem como exemplos. Quando aplicado em área externa, dependendo do local (exemplo: escadas, corredores), o acabamento do granito pode ser “levigado ou apicoado”, para ampliar a aderência.
AJUSTES
Quanto ao ar-condicionado, dos novos trens da Linha 3-Vermelha, a Companhia informou que tem procurado ajustar a temperatura de funcionamento do sistema, visando oferecer o melhor conforto possível aos passageiros. Se caso for observada alguma anormalidade, o usuário deve informar, para que correções possam ser aplicadas com a maior brevidade possível. Para isso, é importante a identificar o carro e a hora em que se deu o fato. Para tanto, entre outros canais de comunicação, o usuário pode utilizar o serviço SMS, no telefone 97333-2252.