Este ano, o Carnaval acontece no mês de março. Para que tudo esteja pronto a tempo, os preparativos estão a todo vapor nas quadras e barracões. E no Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé não poderia ser diferente.
Mas por enquanto, não é tudo que pode ser divulgado. “Muitas coisas devem ser mantidas em segredo até o dia do desfile. Senão quebra o encanto, a surpresa”, advertiu o assessor da agremiação, Raphy Karamekian.
FÉ NA PASSARELA
A escola, que voltou em 2013 ao grupo de elite do Carnaval de São Paulo, irá levar para o Sambódromo do Anhembi o samba-enredo “Poder, Fé e Devoção – São Jorge Guerreiro”, dos autores Marcio André, Marcio André Filho e Vaguinho.
Sob os olhares atentos do carnavalesco Mauro Xuxa, os trabalhos se dividem entre a quadra da Acadêmicos, que está localizada na Rua Melo Peixoto, 1.513, e o barracão, na Marginal Tietê.
Defendendo o azul e branco, cores oficiais da agremiação que foi fundada em 26 de outubro de 1952, estarão três mil componentes divididos em 21 alas. São cinco carros alegóricos. Todos embalados pela energia dos intérpretes Vaguinho e Wander Pires, e pelo ritmo do mestre Higor, que continua à frente da bateria.
SÃO JORGE
Os componentes vão retratar durante o desfile a história de vida e a morte do cavaleiro Jorge da Capadócia, soldado do Império Romano que veio a se tornar “São Jorge”, um dos santos mais importantes não só do catolicismo, mas também de religiões espíritas. Além disso, os integrantes da Acadêmicos também vêm com a incumbência de encerrar com “chave de ouro” o segundo e último dia de desfiles do Carnaval de São Paulo, isso já na manhã de domingo, 1º de março.
PARTICIPAÇÃO
Para adquirir a fantasia basta fazer ou renovar a carteirinha da escola. O preço da taxa única é R$ 100 e a pessoa também deverá assinar um termo de compromisso de participação em dez ensaios na quadra, três ensaios técnicos e um de ala. Isso para garantir o que os carnavalescos chamam de “chão da escola”.
“Uma escola unida, que canta e desempenha bem a sua evolução como um todo, pode garantir pontos que farão a diferença na hora da apuração. Ou seja, que podem ser determinantes no final”, destacou Raphy.
De acordo com ele ainda, pelo menos dez alas estão com suas fantasias esgotadas. “Principalmente as coreografadas. A procura é muito grande. Então é bom não deixar para a última hora. Acredito que até 10 ou 15 de fevereiro esteja tudo esgotado”, destacou.
ATENDIMENTO
A carteirinha pode ser feita na secretaria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé das 14 às 20 horas, de segunda a sexta; ou às terças, quintas e sábados, a partir das 21 horas, durante os ensaios na quadra.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2093-5117 e também no site.