Ineptocracia: um sistema de governo onde os menos capazes de liderar são eleitos pelos menos capazes de produzir e onde os membros da sociedade com menos chance de se sustentar ou ser bem-sucedidos são recompensados com bens e serviços pagos pela riqueza confiscada de um número cada vez menor de produtores.
Essa definição nos remete automaticamente à descrição feita pela filósofa russa Ayn Rand: “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em autossacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”
Sem sombra de dúvidas, essa questão é muito dificil! Como descobrir de quem estamos falando, de qual país, de que gente, de que governo? Será preciso fazer um curso especial na Sorbonne, na França, para identificar essa questão. Temos certeza de que todos estão quebrando a cabeça para descobrir e ganhar o prêmio. Aliás, como sabíamos que ninguém descobriria, então, ainda nem pensamos no prêmio, a menos que algum dos “aloprados”, ou dos corruptos da máfia do ISS,queira patrocinar esse jogo, aliás, é disso que eles gostam, muito jogo.
Se voce descobrir, telefone para a redação. O primeiro que telefonar vai ganhar o prêmio. É bom correr, porque você não pode perder a oportunidade.Sabe, nessa história toda de corrupção, não excluímos em hipótese nenhuma envolvimentos do pessoal do PSDB; parece que não existe nenhum santo nessa politicalha toda. Sem dúvida, alguns já venderam até a mãe; só que, pelo princípio de desonestidade, não entregaram naturalmente.
Para alcançar o poder, não tem preço. Para manter-se no poder, então, é tudo aquilo que abordamos acima.O enrredo dessa novela é de tal forma bem organizado, que vimos os absurdos dos absurdos: alguém contrata o José Dirceu para ser diretor administrativo de um hotel, ora, um diretor administrativo mexe com dinheiro, e quem confiaria o dinheiro em mãos de José Dirceu? Só mesmo sendo amigo: Paulo de Abreu,proprietário do Hotel St.Peter em Brasília e dezenas de emissoras de radios AM e FM, todas obtidas graças às benesses do poder, Lula e José Dirceu. A prova disso é que nas últimas eleições o Haddad tinha presença fixa, todos os dias, nas emissoras de dito senhor.
Já que ele precisava de um contrato de trabalho, nada mais justo do que oferecer-lhe um emprego e um cargo, o qual certamente nunca exercerá, e isso é perfeitamente legal, uma artimanha jurídica da melhor qualidade, sem qualquer reparo, não se tratasse de José Dirceu.
E o Genoino? Que coisa feia, simulando doença para se livrar do xadrez! Somente petistas são capazes de fraudar a fé pública em tudo. É no emprego, é na doença, tudo pelo poder, tudo pelo dinheiro, nada pela honra, pela decência e correção. E o patrono de tudo permanece inerte, calado. A Dilma repreende o partido, porque não pode tomar partido em defesa de seus correligionários, senão, isso poderá atrapalhar seus planos de reeleição. Tudo pelo poder e sua manutenção.
Aí se aplica o primeiro parágrafo desse trabalho, a ineptocracia, em um país onde produzir e ter lucro é crime, corrupção há que ser louvada e apoiada, ganhar sempre sem fazer esforço e de preferência em detrimento dos que trabalham. Sem dúvida, este país jamais será grande; continuará a ser eternamente uma republiqueta sul-americana, governada por um caudilho, que é o grande chefe e que dá os grandes exemplos.