O portal do governo do Estado publicou em sua página, na última segunda-feira, 22, a informação de que os visitantes do Parque Estadual do Belém deverão ganhar mais segurança. De acordo com o site, a previsão é que, até o fim do ano, cerca de 40 policiais se instalem na nova sede da Polícia Militar que será criada no terreno ao lado do parque. A área, que antes era de administração da Secretaria de Desenvolvimento, passou para a Secretaria da Segurança Pública e está liberada para o Batalhão da Polícia Militar.
CONSEG BELÉM
A partir da publicação do Estado, esta Gazeta entrevistou o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Belém, Norberto Mensório, para tentar obter mais detalhes sobre a proposta do governo. Conforme ele, esta informação está relacionada a uma proposta entregue pelos membros do conselho aos secretários da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e do Meio Ambiente, Bruno Covas.

SUGESTÃO
No parecer, Norberto apontou a existência de um terreno na Avenida Celso Garcia, 2.953, que poderia abrigar a 1ª Cia. do 51º Batalhão, que atualmente ocupa um prédio na Rua Júlio de Castilhos. Com a ideia, o presidente do Conseg disse querer tentar ajudar na solução de duas questões: a de deixar a 1ª Cia. mais afastada da base instalada no Largo São José do Belém, e de colocar os policiais num espaço mais amplo, melhor localizado e sem gerar despesas com aluguel.
BOMBEIROS
Para Norberto, a conclusão do processo se dará em breve, com a assinatura dos secretários e do próprio governador Geraldo Alckmin. “A aprovação só não ocorreu antes por conta da liberação do Decreto 58457, de 15 de outubro, do Diário Oficial, que garantia ao 3º Grupamento de Bombeiros – Posto Belém a utilização oficial da área que já era ocupada há vários anos pela instituição”, explicou.
CASA BRANCA
O presidente do Conseg ressaltou que a área solicitada às secretarias pertenceu ao Instituto Modelo de Menores, na década de 1950. “Conhecido, também, como o terreno da casa branca, antes do imóvel ser demolido, o espaço está a 400 metros do 81º DP e com facilidade de acesso à Marginal Tietê e Avenida Radial Leste”, elogiou Norberto. Agora, ele tem a expectativa de que logo tudo esteja de acordo e a região do Belém ganhe mais este benefício.
Na semana passada eu e mais algumas pessoas assistimos de longe 03 crianças de aproximadamente 11 anos de idade furtarem pertences de dentro de um carro estacionado em frente ao parque, numa área recuada para esta a finalidade (bem em frente ao Hospital Santa Virginia). Segundo informações, deixar o carro naquele local é certo que será furtado, pois o índice alí é muito alto.
Então? Passou o final do ano e ainda nada de posto policial no local.