Fundado em 1913, a Associação Atlética Guarani é o clube mais velho de que se tem notícia na região. Inicialmente, jogava num campo entre as ruas Tuiuti, Soriano de Souza e Teixeira de Melo. Depois, passou a jogar em campo da Rua São Jorge, junto ao Rio Tietê. Em 1940, o Corinthians comprou aquele terreno, desalojando o Guarani. A agremiação passou a jogar no campo do River Plate, entre as ruas Siria, São Jorge e Avenida Celso Garcia.
O terreno junto ao Tietê, também conhecido por chácara dos alemães, pois lá se manteve por muito tempo um clube chamado Turnerschaft, possuía campo de futebol, quadra de bola ao cesto, salão social e linda lagoa central, circundada pela excelente pista de atletismo.
O clube possuía ainda cochos para natação dentro do rio, ancoradouro para barcos, trampolins e escorregadores. Foram incontáveis as conquistas desta grande agremiação tatuapeense. Uma das suas grandes equipes de futebol foi assim constituída: Gino ou Passarinho, Carrazo e Gadelha; Chane ou Narcizo, Nego Doce e Plínio; Dirceu, Badih, Danilo, Toddy e Nicola. Muitos de seus jogadores acabaram jogando em equipes de primeira divisão.

Nicola, na Portuguesa e Juventus; Toddy, na Portuguesa; Cachimbo, nos Estudantes Paulistas; Danilo e Abelha, no Albion (Comercial); Dirceu e Badih, no Juventus. Magníficas também, suas equipes de atletismo. Uma das melhores assim foi formada: Mário de Oliveira, Antônio Alves, Armando Martins, Mário Bonfim e Osvaldo Simin. Os três primeiros venceram a Corrida de São Silvestre. Teve ainda grandes equipes de remo, natação e pugilismo, como os boxeadores Herédia e Benjamim Rutta (campeão paulista). Mastrobuono destacou-se nas competições de arremesso de dardo.
Sua primeira sede foi na Avenida Celso Garcia, nos fundos do bar do senhor Emílio Barganhão. Depois passou para a mesma avenida na esquina da Rua Teixeira de Melo. Durante muito tempo teve excelente ginásio próximo ao atual depósito de materiais para construção Craveiro. Nele, além da quadra poliesportiva para prática de bola ao cesto e outras modalidades, possuía ringue para boxe, aparelhagem de ginástica etc.
Após muitos e muitos anos de glória, desaparecia na década de 60, a AA Guarani, inesquecível entidade esportiva do Tatuapé.