As obras da estação Rapadura, pertencente à Linha 2 – Verde, do Metrô voltaram a criar problemas para os moradores do Jardim Têxtil. Marta Cavalcante, que tem um filho com espectro autista e vive nas proximidades do Parque Linear Rapadura, afirma não saber o que fazer, pois o barulho é insuportável. Além disso, conta ela, a empresa responsável pela obra deu início a mais um turno de trabalho. Nesse sentido, as máquinas ficam ligadas durante toda a madrugada. “Não dormimos há três dias e não existe nenhum tipo de ação em nosso favor”, reivindica Marta.
MORADORES USURPADOS
Do mesmo modo, a moradora relata que, depois de todo o estresse causado pela destruição da rara área verde da região, agora os moradores são mais uma vez usurpados de seu direito ao bem-estar. “Assim, o Metrô está retirando dos moradores o direito à segurança, pois a obra coloca as moradias em risco. As pessoas ainda perderam o direito ao patrimônio, já que ninguém consegue negociar os imóveis para sair do local. Quem irá comprar nossas casas?”, questiona.
DIREITOS INFRINGIDOS
Em seguida, Marta fez questão de frisar que os direitos constitucionais da população do entorno da obra estão sendo infringidos pelo Metrô. “Os moradores são reféns da ausência do poder público que nada faz para proteger as pessoas. Infelizmente, vidas humanas saem muito baratas para o Metrô em processos que são sempre lenientes para o órgão. O maior exemplo é o caso de Pinheiros, onde ninguém foi culpabilizado pelas mortes que lá ocorreram”, desabafa.
PROBLEMAS SE REPETEM
Conforme a moradora, todos os problemas relatados na estação Rapadura se repetem na futura estação Santa Izabel. Similarmente, nas últimas semanas, os habitantes do Jardim Têxtil só têm recebido da Companhia do Metropolitano respostas padronizadas. Uma delas dizia que as demandas apresentadas via e-mail e WhatsApp tinham sido acolhidas pelo setor de Comunicação Social e encaminhadas aos responsáveis, para avaliação e conduta.
OUTRA INFORMAÇÃO
Outra trazia a seguinte informação: “será aberta uma ficha de atendimento na data de hoje, com a reclamação apresentada e encaminharemos aos responsáveis para avaliação e conduta. Retorno em até 3 dias úteis”.
REDUÇÃO DE IMPACTOS
Em um terceiro comunicado o Metrô relatou: “Informamos que, além do cumprimento de todos os procedimentos de segurança, medidas para redução de impactos serão tomadas, como manutenções periódicas dos equipamentos, atenuação do sinal sonoro dos caminhões e demais máquinas e equipamentos para mitigação do ruído, além de treinamento dos funcionários para orientações de comportamento durante as atividades”.