A moradora da Rua Júlio de Castilhos, 172, no Belém, Débora Nascimento, entrou em contato com a redação para denunciar o fato de ter encontrado um escorpião na garagem de sua casa, na última segunda-feira, dia 7. Segundo ela, apesar de ter ficado em pânico, ninguém se feriu e seu cachorro deve ter assustado o bicho, pois ele estava parado quando foi recolhido. A vila em que Débora reside dá fundos para a linha férrea e está próxima a galpões e casas abandonadas. Tanto que ela teve de contratar uma empresa para exterminar ratos em outra ocasião.
Após ter colocado o aracnídeo em um recipiente, Débora ligou para o número 156 e lhe enviaram o seguinte protocolo: 20180031975719, além do registro 21119555. A moradora fez questão de relatar ter encontrado uma matéria de 2016, na revista Exame, alertando que a infestação por escorpiões poderia aumentar em 70% em dois anos. Segundo ela, como estamos no período, vários casos estão ocorrendo em regiões diferentes.
Débora declarou ter chegado a ela a informação de que a galeria de esgoto próxima à sua residência está infestada de escorpiões. Por conta disso, quando chove muito e acontecem enchentes, eles saem. Ela adiantou, ainda, que acreditava ser um caso isolado. No entanto, quando postou no grupo Por um Belém Melhor, no Facebook, descobriu que casas de outras ruas próximas tinham passado pelo mesmo problema.