O Memorial do Imigrante, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Brás, está em processo de restauro das edificações. Durante o período de obras, visando garantir a segurança do acervo e a continuidade dos serviços públicos prestados (emissão de certidões e atestados), os acervos da instituição foram transferidos temporariamente para outras instalações.
MULTIMÍDIA
Além da obra de restauro, um novo projeto museológico – mesclando recursos interativos e multimidiáticos com o rico acervo físico e documental da instituição – será implantado. Os projetos, definidos pela Secretaria de Estado da Cultura, serão realizados em parceria com a Associação dos Amigos do Museu do Café que, depois de chamada pública, foi selecionada como organização social de cultura responsável pelo gerenciamento da instituição.
AUDITÓRIO
Ao término das obras, o Memorial do Imigrante será reaberto ao público com as instalações completamente remodeladas, uma nova exposição de longa duração, espaço para mostras temporárias, auditório, biblioteca, e centro de referência e pesquisa.
Para saber mais sobre o acervo, encaminhamento do projeto, realização de exposições ou outras informações, os interessados devem enviar e-mail para: museudaimigracao@museudaimigracao.org.br.
ACERVO
Durante o período da obra, o acervo documental arquivístico ficará sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo, que dará continuidade à emissão de certidões e atestados. Para mais informações: 2089-8151 e 2089-8100.Atendimento: terça a sábado das 9 às 17 horas. Local: Rua Voluntários da Pátria, 596, telefone 2221-4785.
PONTO DE ENCONTRO
É no entrelaçamento dessas memórias que se encontra a oportunidade única de compreender e refletir o processo migratório. A ideia é tornar o Museu da Imigração o grande ponto de encontro das comunidades de São Paulo, um local cada vez mais frequentado por paulistanos e paulistas e um atrativo cultural e turístico imperdível para os visitantes de fora do Estado e do País.
LEMBRANÇAS
Em seu novo projeto museológico, o Museu do Imigrante pretende valorizar ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens e propor ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem e adaptação aos novos trabalhos.
O novo Memorial pretende fomentar o diálogo sobre as migrações como um fenômeno contemporâneo, que não se encerra com o fechamento das atividades da Hospedaria, reconhecendo a recepção dos milhões de migrantes atuais e a repercussão deste deslocamento para a cidade.
Olá meu nome é Déborah Patricia Souza de Oliveira Masri, sou moradora de Sorocaba SP, estou à procura de
informações sobre meus bisavós, que vieram da Espanha ( Vigo), Galicia em 31.07.1893, No Navio Malange, para o Brasil, e Viveram na Bahía Salvador, onde tiveram 07 filhos, todos em Salvador, até que a bisa Faleceu, acreditamos que tenha sido em Salvador BA,
PRIMO FERNANDEZ LORENZO – ANO DE NASCIMENTO 1867 falecimento em SP 24.05.1952 em SP – ÓBITO
VICTORIA GOMES FERNANDEZ – ANO APROXIMADO 1870 ( NASCIMENTO)
filhos- VITORIA FERNANDEZ SOUZA
PRIMO GOMES FERNANDEZ
PEDRO GOMES FERNANDEZ
JOÃO GOMES FERNANDEZ
MARINA FERNANDEZ DE GIOVANNI
MARIA ANGELA FERNADEZ NAVARRO DE ANDRADE.
MARIA DE LOURDES FERNANDEZ GOMES
MARIA JOSÉ FERNANDEZ MELLO