O Fórum Agenda 21 Macro Leste e Movimento ODS une-se ao Cades Mooca – Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz. O objetivo do encontro, que será iniciado no dia 3 de junho, e terá como foco a região administrada pela Subprefeitura Mooca, é o de promover as ações itinerantes “Por uma Zona Leste Sustentável”.
EVENTO
Conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica, o evento acontece na Rua Wandenkolk, esquina com a Rua Visconde de Parnaiba, no período das 9 às 12 horas.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
As primeiras ações, dentro da Semana do Meio Ambiente marcam projeto de plantio e replantio de árvores. Nesse sentido, o Cades aponta para uma área considerada pela Prefeitura como sendo árida e problemática, em relação ao descarte ilegal de lixo.
INICIATIVA
Por outro lado, o conselho de meio ambiente também apresenta a iniciativa “O que podemos fazer juntos”. A proposta visa obter apoio, participação e sensibilização dos moradores e comerciantes da região, na luta preservacionista contra os altos índices de poluição ambiental, registrados nas proximidades da avenida do Estado, onde se encontra o Rio Tamanduateí.
POUCA COBERTURA VEGETAL
O Tatuapé voltou a receber o plantio de algumas árvores em calçadas, mas a adesão de interessados não se compara à necessidade da região. O bairro possui poucas coberturas vegetais e muitas espécies, envelhecidas, precisaram ser retiradas.
FÓRUM
O Fórum foi formado em 2005, com adesão das 12 subprefeituras da Zona Leste. O evento também conta com a participação da sociedade civil, iniciativa privada e poder público. A meta principal é implementar ações voltadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Macro Leste. O encontro é apartidário, não-governamental e conta com o apoio dos Cades Regionais.
SÃO 17 ANOS
Ao longo desses 17 anos, o Fórum transformou-se em importante instrumento no resgate da biodiversidade, além de difundir os princípios da Agenda 21, documento estabelecido na Eco 92. A Agenda 21 foi assinada por 179 países durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92) com o compromisso de aliar o desenvolvimento econômico com a cooperação ambiental e social.