A cidade de São Paulo celebra 471 anos com uma programação especial repleta de eventos gratuitos. Entre os destaques, o Shopping Light, no Centro Histórico, que promove ações exclusivas que valorizam a história e a diversidade cultural da capital paulista.
CENTRO HISTÓRICO – SHOPPING LIGHT
Situado próximo ao Theatro Municipal e à estação Metrô Anhangabaú, o Shopping Light também oferece uma edição especial do Walking Tour no último domingo de janeiro, o tour partirá e finalizará no icônico edifício Alexandre Mackenzie, conhecido como prédio da Light. O trajeto a pé percorrerá o Triângulo Histórico de São Paulo, com paradas em pontos emblemáticos como o Pateo do Collegio, Solar da Marquesa e Praça da Sé. Ao longo do percurso, os participantes serão conduzidos por uma imersão histórica que destaca a fundação da Vila São Paulo de Piratininga, em 1554.
COPAN E EDIFÍCIO ITÁLIA
Também haverá passeio que sairá do edifício Alexandre Mackenzie, explorando o Centro Novo de São Paulo, com visitas a locais emblemáticos como o Theatro Municipal, Biblioteca Mário de Andrade, Copan e Edifício Itália. Este trajeto destaca o crescimento da cidade na transição do século XIX para o XX, impulsionado pelo ciclo de exportação do café.
MOSTRA CULTURAL
Além dos passeios, o Shopping Light e a Coutinho Eventos promovem a mostra cultural Olhares do Centro – São Paulo, em homenagem ao aniversário da cidade. Com curadoria do jornalista Maurício Coutinho, autor do livro São Paulo em Photos & Fatos, a exposição apresenta telas do renomado artista plástico Renato Pinto, que traz interpretações únicas da paisagem urbana, arquitetônica e dos símbolos do Centro de São Paulo.
A mostra estará aberta ao público até o dia 9 de fevereiro, com entrada gratuita, no Piso Intermediário e Segundo Andar do Shopping Light, localizado na Rua Xavier de Toledo, 23.
SERVIÇO
Walking Tour – Centro Histórico. Data: 26 de janeiro. Local de partida: Edifício Alexandre Mackenzie.
Mostra Olhares do Centro – São Paulo. Curadoria: Maurício Coutinho. Artista plástico: Renato Pinto. Período: até o próximo dia 9 de fevereiro. Local: Shopping Light, Rua Xavier de Toledo, 23 – Exposições no Piso Intermediário e Segundo Andar
Entrada: Gratuita.