.
Nos dias 6 e 7 de novembro, das 10 às 21 horas, será realizado no Ceret a 10ª edição do To-sa Matsuri, Festival de Esporte e Cultura Brasil – Japão. Pela primeira vez, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, localizado na Rua Canuto de Abreu, s/nº, recebe o evento realizado em parceria com a Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil.
DIVERSAS ATRAÇÕES
Com entrada gratuita, o público poderá conferir atrações como: taikô, Rizumo Taisso (ginástica), desfiles de cosplay, apresentações de artes marciais, de música, Banda Elisios, Gaijin sentai e Joe Hirata e em especial a apresentação Jaspion 4ever, espaço criança, artesanato e um espaço reservado para a gastronomia oriental e brasileira.
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
Na praça de alimentação, pratos típicos como yakissoba, tempurá, temaki, hot roll, guioza, okonomiyaki e muito mais. Destaque para o prato da província de Kochi – Katsuo no Tataki (peixe levemente grelhado com o molho especial marinado). A gastronomia brasileira estará presente no evento com lanches, porções, hambúrguer gourmet, doces, salgados, milk shake, sucos, entre outros.
BRASIL E JAPÃO
“Realizar eventos que divulguem um pouco da cultura e tradição japonesa, bem como o incentivo de boas práticas no esporte, saúde, educação e cultura são de suma importância para o Brasil”, afirma Fabiano Shiokawa, presidente da comissão organizadora do evento.
ESTRUTURA DE ESPORTES
Shiokawa agradece por poder dividir o centro esportivo com os moradores da região. Com uma área de 286 mil m², o espaço oferece ampla estrutura para a prática esportiva e de atividades físicas. É muito frequentado por visitantes de vários locais da cidade. São famílias que se reúnem para conferir a flora e a fauna, bem como para praticar caminhada, corrida, conhecer as piscinas, pista de atletismo e campos de futebol, além de aproveitarem as quadras de vôlei e basquete, pista de patins e bicicleta, espaço pet, bosque de leitura, playground e muito mais. Para o responsável pela organização, expandir a cultura japonesa é o grande objetivo do evento. O encontro seguirá todas as normas sanitárias contra a Covid-19, sendo obrigatório o uso da máscara e também apresentar o comprovante de vacinação.