As placas de comunicação da CET, voltadas ao direcionamento a hospitais, AMAs e UBSs não são suficientes para orientar os moradores. A realidade passou a ser melhor observada pela reportagem logo após a inauguração da UPA Carrão, em agosto. Para chegar a Unidade de Pronto Atendimento os motoristas não conseguiam se localizar, tanto os que vinham da região do Tatuapé, quanto os advindos da área do Aricanduva.
LOCAIS
Em seguida, foi possível ver que o mesmo problema se dava em relação ao Hospital do Tatuapé e à UPA Tatuapé. Não bastasse a necessidade de placas indicativas para esses lugares, a UBS Santo Estevão tem a mesma dificuldade. Após as constatações, a CET afirmou, no dia 5 de outubro, que iria fazer uma vistoria junto à UPA Carrão, Hospital do Tatuapé, UPA Tatuapé, além de AMAs e UBSs da região.
DÚVIDAS
Passados mais de 20 dias, a CET voltou a ser procurada para falar das novas placas. A redação quis saber se o processo de licitação tinha sido iniciado ou se o plano de ação seria incluído no plano emergencial da Prefeitura. A Companhia de Engenharia de Tráfego também foi indagada com relação à possível priorização de algum endereço.
O OUTRO LADO
A CET informou que, para a UPA Vila Carrão, foi elaborado um projeto de sinalização de orientação de serviços, já implantado em 31/08/23. O órgão relatou ainda que, para o Hospital Municipal, na Avenida Celso Garcia, foi elaborado e implantado projeto em 15/10/22, contemplando a sinalização de orientação de serviços do equipamento de saúde, e de segurança do entorno.
CRITÉRIOS TÉCNICOS
De acordo com a Companhia, a sinalização de orientação de serviços existente no município obedece a normas e critérios técnicos estabelecidos pelo Programa de Orientação de Tráfego – POT, e objetiva atender prioritariamente os usuários do sistema viário em viagens atípicas e em situação de emergência, e especificamente os setores de saúde (hospitais e pronto-socorro) que devem solicitar este tipo de sinalização. As placas voltadas a esses estabelecimentos devem ser azuis e a fixação dos equipamentos precisa estar em pontos estratégicos de visão.