A Rua Melo Peixoto será a próxima a receber uma nova ciclofaixa. Sendo assim, com cerca de dois quilômetros, a via estabelece conexões com as estações Carrão e Tatuapé do Metrô e CPTM, sem contar os terminais urbanos de ônibus. Começando próximo ao Viaduto Engenheiro Alberto Badra, a rua termina um pouco antes de chegar ao Viaduto Antonio de Paiva Monteiro (antigo Catiguá-Balem). Sobretudo, a implantação do equipamento não irá modificar as mãos de direção que, continuarão nos dois sentidos. Inclusive nos horários de pico a Melo Peixoto seguirá servindo como alternativa para desafogar o trânsito nas avenidas Radial Leste e Celso Garcia.
HÁ MUITO A SER DISCUTIDO
Segundo moradores da região do Parque São Jorge, ainda há muito a ser discutido sobre o projeto, se houver fórum para isso. Primeiramente, um dos pontos está relacionado aos veículos que ficam estacionados durante a manhã, no sentido centro, e que tomam quase uma faixa de rolamento. Aliás, para favorecer os ciclistas, o certo seria proibir os carros de pararem no local. Ademais, outra questão, ligada ao sentido bairro, diz respeito às árvores existentes na calçada ao lado do muro da CPTM. Aliás, caso a Secretaria de Mobilidade efetive o modal, a ciclofaixa terá de garantir a segurança de quem estiver de bike. Para isso, surge a discussão sobre a possível compensação ambiental com o replantio das espécies em outro ponto do bairro.

CUSTOS DA OBRA
Conforme o presidente da Associação de Moradores do Bairro Tatuapé, João Ortega, é importante destacar os custos da obra. Segundo ele, somente com os tachões que serão colocados no asfalto serão gastos mais de R$ 200 mil. Depois serão acrescentadas as pinturas de sinalização e as placas. Para Ortega, outro investimento necessário será o da iluminação, pois, atualmente, ela é precária.
É PRECISO PENSAR BEM
Similarmente, Miguel Ângelo Privitera afirmou que o plano terá de ser muito bem pensado, porque a Prefeitura irá lidar com vidas. Portanto, de acordo com ele, os ciclistas terão de se sentir seguros, a começar pelo respeito de motoristas e motociclistas. Ao mesmo tempo será preciso avaliar a velocidade de circulação dos veículos em compatibilidade com as bicicletas. Principalmente por existir a possibilidade da ciclofaixa também ser usada por crianças e idosos.
Realmente, uma péssima ideia, pois a Radial Leste já possuí uma ciclofaixa, não vejo sentido em matar uma faixa dos carros, quando já existe uma alternativa para os ciclista do outro lado da linha do metrô. O transito ficou terrível, isso porque ainda não voltaram as aulas.
Trabalho na região e posso afirmar, foi um verdadeiro tiro no pé. Infelizmete quem aprova uma idéia dessa, não utiliza diariamente a via com o seu veículo. Transtorno total, trânsito parado praticamente em todos os horários. E o trânsito das bicicletas muito pouco no local, não justifica prejudicar a grande maioria. Na minha opinião, um serviço mal planejado.
O trânsito que já era ruim ficou pior. Sem qualquer necessidade, o número de pessoas que se locomovem para o trabalho de bicicleta não justifica. Mais uma medida populista feita por quem não precisa sair para trabalhar 6 horas da manhã.
Na verdade mais uma obra inútil em razão do uso pífio. Encolheram uma faixa quando a via está revertida, então, por conta de meia dúzia, que poderiam usar as paralelas, atrasou o percurso em pelo menos 20 min. Parabéns pela hipocrisia e falta de estudo.