Dentro do Clube Escola Salim Farah Maluf (Clube Escola Mooca), conhecido pelos moradores locais como Distrital da Mooca, é possível verificar a dimensão do conjunto de áreas verdes localizado no coração da cidade. O complexo é composto por salas para aulas de ginástica, de dança, judô, quadras de tênis de campo, de tênis para cadeirante, de vôlei adaptado, de futebol abertas e cobertas, de areia e de campo, pista de cooper, praças com aparelhos de ginástica, parquinho e conjunto aquático com piscinas e toboáguas.
O local que faz parte da mesma área onde estão localizadas as escolas E.M.E.I Marcílio Dias e E.M.P.G Fábio da Silva Prado, a biblioteca Affonso Taunay, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e a sede da Subprefeitura Mooca, também tem sua área de lazer dividida em duas partes: a com manutenção e a esquecida pelo poder público, conforme apurou a reportagem na última quinta-feira, 20.
PARQUINHO
Os brinquedos do parquinho infantil estão danificados, enferrujados e não atraem as crianças para brincar. A falta de opções de brinquedos e de cuidados com o local, faz com que as pessoas achem que a área está abandonada. A grama sem aparos também é um problema. Em um outro parquinho que faz parte do Clube, os únicos brinquedos que são a balança e a gangorra, estão quebrados.
TERCEIRA IDADE
Como indica a placa, os aparelhos para as pessoas da terceira idade fazerem ginástica estão disponíveis para utilização pública, mas a sujeira e mato alto que os cercam impossibilitam o acesso aos equipamentos. Ao redor da praça, as outras estruturas do parque também estão ruins, o que causa uma má impressão.
ATRÁS DO CAMPO
O imenso campo de futebol é uma das únicas partes desse lado do Clube que é utilizada. Apesar disso, a sujeira, a grama alta e a falta de zelo espantam os moradores.
PISTA DE COOPER
Comparada aos outros equipamentos, a pista de corrida é a menos danificada nesse local, porém, necessita de reparos como pintura das faixas de divisão para corrida e das barras de aquecimento que estão um pouco enferrujadas.
MORADORES DE RUA
Nessa parte do parque, uma das maiores reclamações da população é sobre a quantidade de moradores de rua instalados pelo local. Pela falta de manutenção, os frequentadores evitam essa parte do Clube, que fica vulnerável e esquecida. “O Clube Escola Mooca foi abandonado este ano pelo poder público. Nunca tivemos um público tão grande de moradores de rua dentro do parque”, informa a leitora Liliana Perussi.
SEM COORDENAÇÃO
A Gazeta recebeu a denúncia de que o Clube estava sem administração desde maio desse ano. Em outras edições foram relatadas as faltas de cuidados de outros equipamentos esportivos da cidade.
SEME RESPONDE
A assessoria de imprensa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), em resposta informa que “desde o último dia 11 de junho, o Centro Esportivo tem como coordenador interino o senhor Luiz Carlos Santos”. A instituição alega também “que moradores de rua apenas passam pelo local e em nenhum momento atrapalham qualquer atividade esportiva, e que a segurança do Centro Esportivo é terceirizada”.
SUB MOOCA
A Subprefeitura Mooca em resposta informou que fará um mutirão até o final do mês para limpeza e revitalização do local. Sobre o contraste entre os lados do Centro Esportivo, a instituição disse que as manutenções que são de responsabilidade da Sub estão sendo feitas e que o órgão responsável pelo Clube é a Seme.
Estive hoje lá, procurando pista de skate para meu filho de 7 anos. Infelizmente fui informada que devido ao excesso de moradores de rua, o parque está fechado/interditado. Que pena! É uma área grande, verde, linda. As pistas de skate eram lindas nas fotos da internet
Morro na Moóca desde que nasci, amo esse bairro e agora já com minha neta, infelizmente fico entristecida de não poder levá-la para brincar no parque pois não tem condições de andar pelas ruas do parque. Sujeira, barracas de moradores de rua e praticamente nenhum gramado, fora o parquinho com brinquedos hororrosos. Isso é uma vergonha para o melhor bairro de se morar da zona leste. Deixo aqui minha indignaçãoo!!!
Impossível utilizar essa área verde. Está bastante abandonada. Com tantos novos empreendimentos residenciais à sua volta, o clube poderia ser revitalizado e com a ajuda de parceiras privadas. Os moradores do entorno agradeceriam…
Ruim é pouco. Esse parque esta largado há muito tempo . O sub-prefeito da regional da Mooca sá sabe andar de Corolla com motorista, é, nós que pagamois essa mordomia. O administrador do Cube Escoa Sr. Agnado não faz nada para menhorar a qualidade dos frequentadores. Isso é pagp por nós, inclusive os salarios deles.Queremos melhorias.