São Paulo está recebendo mais uma edição do Comida di Buteco, o maior concurso de botecos do Brasil, que, em 2025, celebra 25 anos e tem como tema a paixão pelo buteco. O evento acontece até 11 de maio e contará com a participação de mais de 150 estabelecimentos espalhados por todas as regiões da capital.
Criado em 2000 em Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem como missão valorizar os botecos familiares e a cozinha raiz, promovendo um impacto positivo na economia e na cultura gastronômica local. O concurso acontece em todo o País e, este ano, serão 27 circuitos, que abrangem cerca de 50 municípios e quase 1.200 botecos. Os participantes são avaliados por meio do voto popular e de jurados, considerando critérios como atendimento, higiene, temperatura da bebida e, claro, o petisco – que tem peso de 70% na nota final. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Em 2025, o tema será livre, incentivando os participantes a explorarem criatividade, inovação e tradição na criação dos petiscos.
A cada edição, 20% da base de butecos participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada. Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: depois de eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor boteco do Brasil. Em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.
Impacto e números do concurso
O Comida di Buteco não é apenas uma competição gastronômica, mas um movimento que gera impactos socioeconômicos significativos. Em suas 25 edições, o evento já alcançou mais de 10 milhões de votos e movimentou mais de R$ 2,5 bilhões de reais em sua cadeia produtiva. Só na última edição, foram mais de 13 mil empregos gerados e 150 mil turistas passaram pelos circuitos do concurso.

