O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Tatuapé, assim como os de outros bairros, concluiu a terceira fase de seu processo eleitoral na última quinta-feira, dia 20. O encontro foi conduzido pelo comandante da 1ª Cia. do 8º Batalhão da Polícia Militar, capitão Anselmo Bianchini e pelo delegado assistente do 30º DP, Eduardo Kosovicz.
O Conseg Tatuapé terá três chapas concorrendo (veja abaixo). A eleição será realizada através do voto direto da população no dia 16 de abril, entre 20 e 22 horas, acontecerá no ginásio de esportes do Colégio Amorim, localizado na Rua Serra de Bragança, 442, no Tatuapé, e será conduzida pelos órgãos de segurança do bairro.
Após o anúncio das chapas inscritas e de outras explanações sobre o pleito, Bianchini abriu a palavra para os presidentes das três chapas se apresentarem aos presentes.
QUEM PODE VOTAR
Qualquer pessoa maior de idade que more, estude ou trabalhe na área do Conseg Tatuapé pode votar, desde que apresente no dia da votação um documento de identidade com foto, além de comprovante de residência e certidão de antecedentes criminais (pode ser obtido no aplicativo do Poupatempo ou no site gov.br). Os documentos podem ser apresentados de forma digital. Membros efetivos de outros Consegs só podem votar em seus respectivos bairros.
FUNÇÃO DO CONSEG
O Conseg, que completa seu 40º aniversário de fundação em 2025, tem um papel e suma importância na vida da cidade. É através dele que o morador tem um canal direto para levar suas reclamações e demandas à Prefeitura e órgãos de segurança do bairro. Dessa forma, é muito importante a participação e o engajamento dos moradores nas reuniões e ações coletivas para agilizar a efetividade na resolução dos casos apresentados.
As reuniões do Conseg Tatuapé são abertas aos munícipes e acontecem sempre na terceira segunda-feira do mês, no horário das 20 às 22 horas, no Colégio Amorim.