Acompanhado de boa parte de seu secretariado e da vice-prefeita Alda Marco Antonio, o prefeito Gilberto Kassab esteve no Tatuapé na última sexta-feira, 3, para assinar convênio entre o Centro Social Nossa Senhora da Penha e as secretarias municipais da Saúde (SMS), e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), para a realização de equoterapia na rede municipal.
No convênio firmado entre a entidade e as secretarias fica estabelecido que os encaminhamentos e o custeio dos atendimentos serão atribuídos à SMS. Inicialmente serão oferecidas 60 vagas para o tratamento a pacientes de Núcleos Integrados de Reabilitação (NIR) de três coordenadorias de saúde da cidade: Sudeste, Leste e Norte. A previsão é que o serviço seja ampliado para outras regiões da cidade.
“Esse novo serviço é uma ampliação do atendimento prestado a essa comunidade de jovens e crianças com algum tipo de limitação e que precisam desta assistência”, afirmou Kassab, em evento animado, típico de ano eleitoral. Kassab e Alda cumprimentaram e conversaram com as crianças atendidas pela entidade. O prefeito aproveitou o palanque para exaltar as qualidades de seus secretários, subprefeitos e até de vereadores presentes.
PROBLEMAS MOTORES
Na modalidade de equoterapia serão 12 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17, 60 atendimentos semanais e 240 mensais.
Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Belizário, esse método é considerado uma das formas mais eficazes para reabilitação de pacientes com problemas motores – distrofias, esclerose múltipla, sequelas de paralisia cerebral, AVC, entre outros – a equoterapia também traz bons resultados no aumento da autoestima, autoconfiança, qualidade de vida e sociabilização das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “Gradualmente, o serviço será ampliado para outros pontos da cidade”, disse Belizário.
“Hoje também inauguramos um prédio ao lado e um terreno de 2 mil m² doados pela Prefeitura no ano passado. A equoterapia vai possibilitar o atendimento a 60 crianças carentes, sem custo para elas”, ressaltou Abdo Hadade, presidente do Cenha.
Em outubro de 2011, a Prefeitura publicou um decreto autorizando a concessão deste terreno ao lado para a entidade. O local vai abrigar o projeto de ampliação da área de equoterapia. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2091-1809.
Rafael Sampaio F. Gomes