.
O Ecoponto Tatuapé, localizado na Avenida Salim Farah Maluf, 179, está gerando muita dor de cabeça e insônia aos moradores de um condomínio localizado a cerca de 200 metros, na Rua Iguaré, 72. Conforme eles, o equipamento está funcionando praticamente 24 horas. Ademais, o denunciante Taciano Pereira Junior, por exemplo, fez diversos vídeos de caminhões despejando material no local a partir das 22h30 até as 3 horas. “De fato, a atividade acontece todos os dias da semana e também aos sábados e domingos”, protestou.
MOSCAS E BICHOS PEÇONHENTOS
Em seguida, Taciano relatou ainda que, além do barulho dos motores e das sirenes de marcha ré dos veículos, o grande acúmulo de resíduos depositados no terreno passou a atrair moscas e bichos peçonhentos. De acordo com o morador, há sempre uma preocupação maior ao andar nas proximidades do Ecoponto. Certamente porque as baratas acabam atraindo escorpiões e aranhas. O horário oficial de funcionamento do equipamento é de segunda-feira a sábado, das 6 às 22 horas; e aos domingos, das 6 às 18 horas. Bem diferente dos horários divulgados na reclamação.
AMLURB PROCURADA
A reportagem procurou a assessoria da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) para saber se o horário de funcionamento do Ecoponto havia mudado ou se estaria em andamento alguma demanda extraordinária. Ao mesmo tempo, questionou o órgão a respeito da possível ampliação das atividades na madrugada e se os moradores do entorno tinham recebido algum comunicado. A pasta também foi indagada em relação à autorização para que as empresas pudessem trabalhar além do período estabelecido pela Prefeitura. Por fim, se estaria programada alguma autuação para as irregularidades.
COMO FUNCIONAM
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, sofás etc.), poda de árvore e resíduos recicláveis. Nessas estruturas, o munícipe pode dispor o resíduo gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de material. Atualmente, a Prefeitura disponibiliza 121 unidades com atendimento diário e gratuito. Somente em 2019, foram recebidas, nos ecopontos, cerca de 447.7 mil toneladas de resíduos.
GRANDES GERADORES
De acordo com o artigo 141 da Lei 13.478, de 2002, todos os Grandes Geradores de Resíduos Sólidos (RGG), ou seja, estabelecimentos comerciais que geram mais de 200 litros de lixo por dia, deverão contratar uma empresa responsável para a execução dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos gerados, mantendo via original do contrato à disposição da fiscalização.