No dia 25, às 19 horas, tem ensaio da escola de samba Nenê de Vila Matilde, na Rua Júlio Rinaldi, 1. Preparando-se para o carnaval de 2023, a agremiação apresenta uma série de atividades para unir a comunidade. Os encontros continuam, assim como a preparação de passistas, de todas as alas e também dos intérpretes do samba-enredo.
CAMPEÃ DO GRUPO DE ACESSO
Campeã do Grupo de Acesso 2 – após levar para a Avenida o enredo “Narciso Negro” – a azul e branco vai abrir o Grupo de Acesso 1 no próximo ano, no dia 19 de fevereiro, com o tema “Faraó Bahia!”.
BUSCA VAGA NA ELITE
Onze vezes campeã do Grupo Especial, a agremiação vai buscar uma vaga na elite do samba paulistano com o samba-enredo composto por: Juninho da Vila, André Ricardo, Jacopetti, Douglas Chocolate, Luciano Godoi, Dr. Elio, Serginho Engenheiro, Gui Leste, Godoi, MV Angelo, Maurício Rocha Jr., Kauê Rodrigues, Rodrigo Aita, Gabriel Simões, Raphael Gravino, Rafael Faustino, Maykon Rodrigues e Gustavo Martins.
TORCIDA FORÇA AZUL
Dando sequência às festas da Nenê, no dia 29 de outubro, a partir das 22 horas, a torcida “Força Azul” vai comemorar os seus 14 anos de existência. Na oportunidade vão ocorrer shows com integrantes da madrinha da agremiação, a Portela, e das escolas de samba Vai-Vai e Mocidade Alegre. Os ingressos são vendidos por R$ 20,00 (quem optar por usar a camiseta do evento pagará R$ 35,00). A comercialização das entradas para os camarotes e demais informações devem ser obtidas pelo telefone 94789-4045 (com Mônica).
HISTÓRIA
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Nenê de Vila Matilde foi fundado em 1º de janeiro de 1949, no Largo do Peixe, Vila Matilde, por um grupo de sambistas liderados por Alberto Alves da Silva, o Nenê, um dos últimos cardeais do samba, como são chamados os fundadores das escolas tradicionais criadas nas décadas de 1940 e 1950.
EPISÓDIO DIVERTIDO
A fundação da Nenê de Vila Matilde teve um episódio um tanto quanto divertido e inusitado: um grupo de sambistas decidiu fundar uma escola, já que todos os anos, na região de Vila Esperança havia muitos foliões que saíam às ruas fantasiados para poderem brincar o carnaval. Quando foram registrá-la, o responsável perguntou ao grupo qual o nome que a escola teria e, para surpresa geral, eles tinham esquecido de tratar deste assunto antes.
SURGIU O NOME DA ESCOLA
O funcionário, então, deu uma sugestão. Apontou para um dos membros do grupo que era o mais falante, o mais comunicativo e não parava de batucar um só momento. Perguntou: “qual é o nome do rapaz que não para de sambar?” e responderam: “esse aí é o Nenê”. Então, sugeriu ao funcionário: “por que não colocar o nome da escola de Nenê?”. Na hora a sugestão foi aceita e a escola foi fundada com o nome de Nenê de Vila Matilde.

