Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) possibilita à comunidade dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) cursos de capacitação digital e acesso a equipamentos com internet nos Telecentros, tudo sem custo.
CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS
Além do uso livre individual ou em grupos dos computadores, os Telecentros possibilitam a ampliação da inclusão digital e a formação de cidadãos em tecnologias digitais e inovação por meio de capacitações para crianças, jovens, adultos e idosos nos territórios das unidades.
TELECENTROS
São 130 Telecentros nas diversas regiões da cidade e, geralmente, estão inseridas em equipamentos públicos como CEUs, clubes esportivos, bibliotecas etc.
INSCRIÇÕES
Atualmente, os cursos nos CEUs são viabilizados com agentes mediadores da “Ser Especial”, uma associação assistencial de integração ao trabalho sem fins lucrativos. Confira a lista de capacitações on-line e presenciais oferecidas nas unidades: curso de digitação, oficina de elaboração de currículo, oficina de canva, oficina de como preparar um e-mail, curso de informática básica (60+) e curso de criação de redes sociais e utilização de smartphones (60+). As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3eB5IbM.
LOCAIS DAS AULAS
Locais: Biblioteca Affonso Taunay – Rua Taquari, 549 – Mooca; Organização Social 26 de Julho – Rua George Bekesy, 07 – Vila Prudente; Biblioteca Gilberto Freire – Rua José Joaquim, 290 – Sapopemba; Biblioteca Ricardo Ramos – Praça Centenário de Vila Prudente, 25 – Vila Prudente; CEU Sapopemba – Rua Manuel Quirino de Mattos, s/nº e CEU Rosa da China – Rua Clara Petrela, 113 – Jardim São Roberto.
QUALIFICAÇÃO
Os Telecentros fazem parte da política de inclusão digital da Prefeitura desde 1997 e cumprem papel estratégico na relação com a comunidade. Com cursos de qualificação, monitoria e auxílio na produção de currículos e vagas de emprego, os equipamentos são referência no esforço das pessoas em se recolocar no mercado de trabalho. Mais de 75% dos usuários dos Telecentros declararam estar desempregados e utilizam o serviço para buscar emprego e cursos profissionalizantes. Outra frente de atuação é a oferta de palestras, workshops e o aperfeiçoamento das habilidades no uso da internet e dos meios digitais, qualificando os usuários e usuárias tanto para o mercado de trabalho, quanto para o empreendedorismo regional e o desenvolvimento de alternativas para melhoria de vida.