Continuando os festejos em comemoração ao aniversário da Mooca, no domingo, 25, os mooquenses puderam participar de mais um dia de atividades para celebrar os 457 anos do bairro. Corrida, campeonato de futebol e piquenique por mais áreas verdes no bairro foram as atrações.
VIVA A MOOCA
A prova de 10 km da VIII Corrida Juventus Viva a Mooca atraiu cerca de dois mil corredores que percorreram as principais ruas e avenidas da região. O atleta João Carlos Ribeiro Cardoso, foi o vencedor da prova completando o percurso na linha de chegada com 32 minutos e 16 segundos. E com 41 minutos e 55 segundos, Salileia Maria da Silva representou as mulheres, subindo ao pódio feminino.
FESTIVAL DE TIMES
O campeonato de futebol entre times mooquenses também marcou o aniversário do bairro. A tradicional partida entre as seleções do Juventus e da Mooca aconteceu no campo da sede social, na Rua Juventus. Os times Danúbio, Arco Verde, Nego Bill e Madri, também disputaram o festival.
A seleção do Juventus, foi montada com jogadores de vários times, vencendo a da Mooca por 5 x 1. O zagueiro pelo Juventus na partida, Banana, que já fez parte de dois dos principais times de São Paulo: Corinthians e Palmeiras, participa do festival há cinco anos. “Meus tios e outros parentes sempre foram do bairro e idealizaram a seleção da Mooca. É muito legal poder participar desse festival. Desde a primeira vez que joguei, sempre venho prestigiar”, comentou o jogador.
PIQUENIQUE
Por mais qualidade de vida e áreas verdes, o Movimento Mooca Verde reuniu cerca de 800 pessoas que participaram do piquenique no entorno da área do antigo terreno da Esso, entre as ruas Dianópolis, Barão de Monte Santo e Francisco Cipullo. Um abaixo assinado (disponível no site: www.moocaver.com.br), idealizado pelo movimento, visa conseguir transformar a área em um grande parque. “Promovemos o evento para conscientizar e apresentar aos moradores essa área que futuramente pode ser ocupada pela vizinhança como um grande parque”, disse uma das idealizadoras do projeto, Adriana Zveibil.
A ideia do Movimento surgiu em abril de 2012, com ao intuito de divulgar através das redes sociais, a importância da sustentabilidade e da preocupação com o desenvolvimento equilibrado da cidade. O Movimento Mooca Verde, que também tem como idealizadora Verônica Cassavia Diogo, participa das reuniões do Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) fazendo a interlocução entre moradores e órgãos do governo, visando incluir mais áreas verdes no bairro, que tem apenas 0,35 m2 de áreas arborizadas, segundo um estudo divulgado pela Prefeitura, em 2011.