Os irmãos Flávio e Waldomiro Gazarra, técnicos mecânicos formados pela Escola Técnica Getúlio Vargas em meados da década de 40, iniciaram sua carreira profissional como mecânicos ferramenteiros. Imbuídos de boa dose de idealismo, em 23 de fevereiro de 1948 montam uma pequena oficina mecânica. Objetivo: a fabricação de estampos, dispositivos e ferramentas especiais para empresas de várias áreas: metalúrgicas, marcenarias, vidrarias, indústrias de artefatos plásticos e de borracha etc.
Em 1950, com a denominação de Metalúrgica Gazarra, instalam-se em prédio próprio, com área de apenas 100 metros quadrados, na Rua Boa Esperança, 447. Em face do Tatuapé ainda não possuir infra-estrutura adequada, comunicavam-se por telefones de recados e a correspondência era enviada e recebida pela agência dos Correios de Vila Carrão. Na nova sede iniciaram a fabricação de brinquedos e de algumas utilidades domésticas, tais como: abridores de lata e garrafas, raladores de queijo, fogareiros a álcool e querosene, lamparinas etc. Os brinquedos eram elaborados com folhas de flandres, pois a indústria de plásticos ainda engatinhava.
Com o decorrer do tempo, a área ocupada tornou-se pequena. Como ainda os terrenos no Tatuapé não haviam sofrido os efeitos especulativos do “boom” imobiliário, tornou-se viável a aquisição de propriedades vizinhas para a necessária expansão. A edificação do novo prédio, em dois pisos, aumentou para 7 mil m2 a área construída. O aumento e diversificação da linha de produtos logo se fez sentir. Agora a Metalúrgica Gazarra fabricava: escadas domésticas, mesas para passar roupas, churrasqueiras a carvão e elétricas, baldes e bacias, ferragens e ferramentas para os setores da construção civil e agrícola, carrinhos para aterros, cavadeiras, pás, rodas e rodízios. A empresa desenvolveu “know- how” próprio e mantinha liderança no território nacional, sendo fornecedora dos principais supermercados, magazines, cooperativas, indústrias e lojas de ferragens. Na época chegou a exportar seus produtos para vários países.
Em 1978, as instalações citadas mostravam-se insuficientes com relação ao crescimento da empresa. Inviável nesta altura a compra de mais terrenos no Tatuapé. Para nova expansão foi adquirido um terreno de 175 mil m2 no bairro de Itaquera e imediatamente construídos 20 mil m2 entre escritórios e galpões. Em 1982 eram instaladas novas máquinas e novos equipamentos. Uma prensa de 400 toneladas possibilitava triplicar a produção. A esta altura, passava de 300 para 600 o número de funcionários.
Segundo depoimento de Flávio, vários fatores contribuíaram para que os negócios de sua empresa se inviabilizassem: “a partir de 1986, em face da crise internacional e do fracasso do plano econômico do governo (Plano Funaro), começa complicar-se a situação. A inflação voltou a deslanchar, os juros bancários atingiram patamares absurdos e a especulação voltou a tomar conta da economia. A entrada do novo governo em 1990 e seu plano econômico (Plano Collor) agravou ainda mais a situação. Para complicar de vez as coisas, aquele governo abriu a economia sem tomar as devidas precauções, resultando na invasão do nosso mercado por produtos asiáticos com seus preços aviltados, o que ocasionou o fechamento de indústrias nacionais. Em 1999, após 50 anos de trabalho, tivemos que fechar as portas.”
BOM DIA!!!
TERIA UM EMAIL QUE EU POSSA ENVIAR A SOLICITAÇÃO DE PPP
BOM DIA!!!
PRECISO SOLICITAR UM PPP DE EX-COLABORADOR TERIA UM EMAIL QUE EU POSSA ENVIAR A SOLICITAÇÃO
BOM DIA!!!
SOLICITAR O PPP DE UM COLABORADOR QUE TRABALHOU NA EMPRESA GAZARRA S.A INDUSTRIAS METALURGICAS
BOM DIA!!!
PRECISO SOLICITAR O PPP DE UM COLABORADOR QUE TRABALHOU NA EMPRESA GAZARRA SA INDUSTRIAS METALURGICAS
Flavio Gazarra Silva, era meu tio, foi um excelente empreendedor, um ser humano único, generoso, muitíssimo inteligente e extremamente trabalhador, era daqueles patrões que punha a mão na massa com vontade, com sabedoria, a empresa era enorme mais o lugar que ele mais gostava de trabalhar e trocar ideias com os empregados era na mecânica/ferramentaria, infelizmente já faleceu, mas deixou muita saudades e uma imensa gratidão.
Meu sogro era um garoto de recado dos telefonemas de pedido que a Gazzarra recebia com o telefone emprestado. Lá no Tatuapé na década de 50.
Sou filha fo funvionario Jose Tupinamba que tralbalhou muitos anos r faleceu em 1976 precisava do endereco do sindico da massa falida para solicitar copia de dovumentos dele para inventario de meu avo
jussara a gazzarra estava na av jacu pessego faliu aqui acredito que se vc procurar pelo bairro ira encontrar pessoas que trabalharam lá quem sabe assim consegue oque precisa.
obs tem um senhor que se chama domingos tem um bar no jd cibeli ele trabalhou lá eu acredito que possa te ajudar.
Eu ganhei da gazarra um maleta de ferramentas né um final de ano em 1994 tenho ate hoge
Eu tenho uma folhinha de calendário da empresa Gazarra/Sá Indústrias Metalúrgicas de 1973. Alguém interessado estou vendendo, relíquia.
Odaleia, você ainda tem a folhinha?
Nossa me veio na lembrança agora quando trabalhei na gazarra em 1990 a 1991 até hj tenho lembranças dessa empresa e quardo até hj minha caixinha de feramestas até hj tem a etiqueta ? Abraços .
Quem está fabricando as Escadas GAZARRA que seguem sendo vendidas , no mercado ???
Estou precisando reformar uma escada que eu adquiri em 1985 e continua perfeita … Só que eu caí na besteira de emprestá-la prá um pintor que veio fazer um serviço na minha casa e o referido “engenheiro” me lascou com o equipamento …
Preciso das borrachas dos degraus … o resto eu me viro … A quem puder me ajudar, agradeço antecipadamente … Obrigado …
A. L. SANCHES (11) 9-8727.9744
Tengo también una escalera de la fábrica Gazarra que debe tener más de 25 años y la sigo usando.. Extraordinaria calidad. Una pena que haya cerrado. También en Argentina se perdieron muchas industrias en esa época.
Tenho uma escada de ferro forrada com borracha de 3 degraus. Tenho uns 20 anos ou mais. Excelente trabalho feito nessa escada. Uso até hj.
As escadas de ferro gazarra , são as melhores escada do mercado. Tenho uma escada de ferro de 06 degraus há 25 anos e está intacta.
Obgda.
boa noite estou tentando conseguir meu PPP para aposentadoria trabalhei na Genovesi e na SPL não sei ao certo se houve uma fusão entre SPL e Gazarra . Poderiam me ajudar ?
se possível , se não agradeço da mesma forma.
Não houve fusão não
Voce conheceu Arlindo de camargo
Olá, adquiri um balde fabricado pela empresa, gostaria de saber apriximadamente qual ano foi produzido.
Boa Tarde
Venho atrávez da empresa Work Equipamentos apresentar nossos produtos caso tenham interesse em conhece nossos equipamentos sendo eles
Fritadeira Elétrica
Marmiteiros
Escorredores de Pastel copo
Chapa de lances
Estufas
Fogão Pasteleiro de ferro / ferro
Tachos
Caldeirões
Panelas
Att: Sabrina
11 952232214 / 11 34670151
eu tinha apenas 16 anos quando fui admitido na metalurgica gazarra ,estudava senai roberto simonsen,no curso de ajustagem mecanica,no inicio trabalhei na embalagem de panelas ,depois fui para usinagem ,a empresa na epoca era a melhor da zona leste ,pagava em dia ,liberava mais cedo quem estava estudando,lanche, cafe da manha,o seu valdomiro era gente boa conversava com os empregados,o Ari seu filho gostava de conversar com os empregados na hora do almoço na calçada da fabrica na rua boa esperança,fui para a fab ,estudar estruturas mecanica aeronautica ,pedi para me demitirem ,na epoca ,não queriam me mandar embora,porque seu sydnei cordenador dizia valdomiro esse menino vai ser o gestor das metalurgicas do futuro ,as ideias dele em fabricar peças em aluminio para aeronaves e ja prevendo o futuro e mais um nicho de mercado para a empresa ,não depender so de utilidades domesticas,ele estava certo ,o que aconteceu a gazarra infeslismente teve que fechar as portas,por não prever o futuro ,a empresa não diversificou outras atividades industriais,e não pensou o que o mercado de utilidades domesticas ,iria ter concorrentes externos,nos anos conturbados da nossa economia brasileira.