A Polícia Civil prendeu em flagrante na última quarta-feira, dia 19, um homem apontado como o líder de uma associação criminosa voltada para a prática de estelionatos em São Paulo. A fraude acontecia em nome de uma empresa para vendas de supostos cartões de desconto e vagas falsas de emprego. O suspeito, de 44 anos, foi detido na sede da empresa, localizada no Tatuapé.
A captura foi realizada por policiais do 42º DP – Parque São Lucas, que investigavam o esquema há cerca de oito meses. De acordo com as informações, os suspeitos aplicavam o golpe em locais com grande movimento de pessoas, como em estações de metrô, aeroportos, rodoviárias e hipermercados. A maioria das vítimas era idosos.
DESCONTOS EM LOJAS
Uma das vítimas compareceu à delegacia e registrou um boletim de ocorrência. Ela contou aos agentes que foi abordada pelos suspeitos em um hipermercado na avenida Vila Ema e teria sido forçada a realizar a assinatura de um programa que supostamente daria descontos em lojas, drogarias, exames de saúde, entre outros.
O pagamento do falso benefício também implicava na geração de um contrato de prestação de serviço de 12 meses, no qual não era possível cancelar. Ao tentar utilizar esses descontos, a vítima percebia que havia caído em uma fraude.
VAGAS DE EMPREGO
O golpe do falso contrato também era aplicado para ofertas de vagas de emprego. As vítimas pagavam para ter aulas ministradas na sede da empresa, no Tatuapé, com a falsa promessa de que com o curso seriam inseridas no mercado de trabalho.
Diante das informações, hoje foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo órgão judicial nos bairros Vila Maria e Tatuapé, na capital paulista, e na vizinha Guarulhos. A polícia também recolheu diversas máquinas de cartão, computadores, documentos e carimbos utilizados na prática criminosa.