Como divulgado por esta Gazeta, em maio, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, havia falado sobre seu interesse de retomar as obras de expansão da Linha 2 – Verde do Metrô.
PROJETOS EXECUTIVOS
Assim como Baldy, o governador João Doria veio à imprensa, acompanhado de seu secretário, para falar do plano. Doria manteve a informação de que a reativação seria feita com o início imediato dos projetos executivos do trecho entre a Vila Prudente e a Penha, mas mudou a meta de início para o primeiro trimestre de 2020, adiantando em dois anos a data apresentada por seu secretário.
Projetos, desapropriações e execução vão custar R$ 5,5 bilhões
Anteriormente, Baldy também havia dito que seriam necessários R$ 100 milhões para a aprovação dos projetos executivos. Doria, por sua vez, revelou que o Estado irá investir R$ 5,5 bilhões para a elaboração dos projetos, desapropriações e execução das obras civis do trecho Vila Prudente a Penha.
DESAPROPRIAÇÃO
Conforme o governador, parte deste valor já foi utilizado na desapropriação de 96,5% dos 226 imóveis necessários para a obra. Outra informação é a de que o Metrô ainda vai elaborar a licitação para a aquisição de 22 novos trens para a Linha 2 – Verde, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e controle, telecomunicações, portas de plataforma e auxiliares.
NOVAS ESTAÇÕES
Ademais, as estações a serem construídas são: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. Com o novo trecho, será possível transportar diariamente mais 377 mil pessoas na Linha 2 – Verde, que terá conexão direta com as linhas 3-Vermelha, 11-Coral (CPTM) e 15-Prata.

RAPIDEZ NO DESLOCAMENTO
Assim, trabalhadores terão um deslocamento mais fácil da Zona Leste com destino às regiões do centro, sul e norte. Doria revelou, também, ser estimada a melhora na distribuição dos passageiros pela rede de transporte sobre trilhos, em especial nas linhas 3-Vermelha e 1-Azul.
Para a expansão da Linha 2, o Metrô dividiu os trabalhos em oito lotes e contratou a execução em 2014, por meio de licitação. Os contratos foram temporariamente suspensos, por causa das restrições orçamentárias e financeiras.
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MAIOR LINHA DE SP
Em resumo, quando concluída a extensão até Penha, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Assim, será a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa) 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (Penha), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas por dia.