Durante visita à Cidade Tiradentes, no último dia 14, o prefeito Fernando Haddad anunciou que autorizou a duplicação da Estrada do Iguatemi, uma das principais vias de acesso à região.
O projeto será apresentado ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) por meio do Programa de Mobilidade do Governo Federal. De acordo com informações da Prefeitura, com a duplicação a avenida poderá receber um corredor de ônibus. O intuito é desafogar o trânsito na região e suportar a passagem do monotrilho.
“Ainda está longe daqui, mas quando ele chegar, a Estrada do Iguatemi terá um canteiro central para poder sustentar as colunas do monotrilho”, afirmou Haddad.
O anúncio foi feito durante reunião com a equipe de trabalho da Subprefeitura Cidade Tiradentes. Neste mesmo dia o prefeito visitou alguns equipamentos do bairro e anunciou a construção de uma nova sede para a subprefeitura, que hoje está instalada em uma área alugada em Itaquera.
SOBRE O MONOTRILHO
A obra do monotrilho, atualmente na Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo, refere-se à Linha 15-Prata, com projeto que segue da Vila Prudente à Cidade Tiradentes. A entrega do primeiro trecho do novo sistema será entre Vila Prudente- Oratório, o que deve acontecer no segundo semestre deste ano.
A nova ligação, que passou a se chamar Linha 15-Prata, contará com 54 trens em operação, compostos de sete carros cada e passagem livre entre os vagões. O sistema será via UTO – Unattended Train Operation, ou seja, sem operador, igual ao da Linha 4 –Amarela do Metrô.
Com velocidade mínima de 35km/h, o projeto, com 17 estações e 24,5 km, está dividido em dois trechos: Vila Prudente – São Mateus, com 13,0 km, 10 estações e 1 pátio; e São Mateus – Hospital Cidade Tiradentes, com 11,5 km, 7 estações e 1 pátio. Também está em estudo a sua expansão, com mais 1,5 quilômetro, até o Ipiranga.
DEMANDA DIÁRIA
De acordo com as últimas informações da Companhia do Metropolitano (Metrô), o monotrilho da Linha 15-Prata terá capacidade para atender a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a 500 mil pessoas diariamente, reduzindo para 50 minutos o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, que hoje é de mais de duas horas.
LICENÇA AMBIENTAL
Em dezembro do ano passado, o Metrô obteve da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente três licenças ambientais de instalação de trechos das obras para os seguintes locais: 4,5 km de estrutura elevada no canteiro central da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo, entre a estação Oratório e o cruzamento com a Rua Manuel Arruda Castanho; 6 km de estrutura elevada, junto a canteiros centrais da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo com a Rua Arruda Castanho, seguindo pela Avenida Sapopemba e final, após a Praça Felisberto Fernandes da Silva, no cruzamento da Avenida Ragueb Chohfi com a Rua Ursa Menor; além de 660m de vias elevadas para circulação de trens no canteiro central da Avenida Sapopemba, nas proximidades das futuras Estações Jardim Planalto, Sapopemba e Fazenda da Juta.