Na última quarta-feira, dia 19, a Prefeitura de São Paulo entregou a nova Escola Estufa da Horta das Flores, localizada na Avenida Alcântara Machado, 2.200, ao lado do Viaduto Bresser. O espaço, que foi totalmente reformado, será usado para capacitações e orientações sobre agricultura urbana, ajudando moradores e agricultores a cultivarem seus próprios alimentos.
Na reinauguração, que contou com atos como o descerramento de placa, palavras de autoridades e a entrega de uniformes da equipe do Programa Operação Trabalho (POT), estiveram presentes o Subprefeito da Mooca, Marcus Vinicius Valério; Secretário de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, José Renato Nalini; Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da
(SMDET), Rodrigo Goulart; Secretário Adjunto da SMDET, Armando Junior; Coordenadora de Agricultura da SMDET, Lia Palm; gestora ambiental e voluntária, Maria Regina Grilli; e Presidente do Verditude SP, José Luiz Fazzio.
PROGRAMA
SAMPA+RURAL
A Horta das Flores, que atualmente é gerenciada pela associação de moradores do bairro, está instalada há mais de 20 anos no mesmo local, é reconhecida como um importante equipamento de agricultura e sustentabilidade próximo ao centro da cidade, recebendo visitantes de todas as regiões da Capital, que vão desde munícipes, até instituições de ensino que utilizam o espaço como sala de aula.
A equipe do programa Sampa+Rural iniciou o atendimento no espaço realizando a demolição da antiga estufa, que apresentava sinais de deterioração gerados pelo tempo. Após este processo, foi realizada a construção de uma nova estrutura mais robusta, de alta qualidade, e preparada para lidar com as variações climáticas.
No interior da estufa também foi realizado um trabalho de paisagismo, contando com uso de triturados nos corredores de acesso, pintura de canteiros com tinta de terra, plantio de PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais, e de ervas medicinais. Além disso, o programa Sampa+Rural realizou um grande processo e poda em toda a Horta das Flores, com o objetivo de tornar o espaço mais iluminado pelo sol, facilitando o cultivo dos alimentos, além de contribuir com a circulação do ar e a harmonização visual no espaço.


