São 24 mil metros de área divididos em dez andares, quase 400 leitos, uma média de 80 pacientes internados ao dia, mais de cinco mil atendimentos de urgência e emergência, além de 120 mil exames e 600 cirurgias ao mês, realizados por 3.100 trabalhadores, entre eles 450 médicos. O Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, também conhecido como Hospital do Tatuapé, é o maior entre os hospitais da rede municipal e um dos mais antigos: no último dia 24, a instituição completou 55 anos.
VÁRIOS SERVIÇOS
Como um serviço de nível de atenção terciário, o de maior complexidade dentro da área da saúde, o hospital possui uma ampla estrutura, com atendimento em ortopedia, traumatologia, cardiologia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, cirurgia vascular, ginecologia, urologia, pediatria, clínica médica com as especialidades de gastroenterologia, geriatria, hematologia, neurologia, nefrologia e pneumologia, além do Centro de Tratamento de Queimados, que é referência no País e conta com um andar inteiro e equipe exclusiva. Possui ainda Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto, pediátrica e neonatal.
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Voltado a urgências e emergências, o serviço é referenciado, ou seja, com encaminhamento feito a partir de outros equipamentos de saúde. Desde 2020, o atendimento de “portas abertas” a urgências e emergências na região é realizado pela Unidade de Ponto Atendimento (UPA) Tatuapé, localizada a 100 metros do hospital.
CIDADE INTEIRA
“Recebemos casos encaminhados pela cidade inteira, muitos dos quais resultam em internação e mesmo cirurgia; porém, graças à nossa estrutura e a uma equipe altamente qualificada e experiente, não temos fila para cirurgia no hospital”, comenta o diretor-técnico José Carlos Ingrund, ele mesmo cirurgião geral e vascular e exemplo da longevidade de boa parte da equipe do hospital, tendo desenvolvido toda a sua carreira na instituição desde o início como médico residente, em 1979.
REFORMA
Este ano, depois de uma série de melhorias pontuais realizadas ao longo do último ano, a previsão é de que o hospital dê início a uma reforma completa, modernizando sua estrutura.