O futuro Complexo Cultural Luz promete mudar a região da Nova Luz. As instalações têm como objetivo transformar o entorno em um espaço de fomento à cultura e ao ensino das artes, consolidando o local como um dos principais pontos de lazer e entretenimento da cidade.
24 HORAS DE LAZER
Mais que ser apenas uma opção para os paulistanos e turistas da cidade, o complexo pretende dar continuidade aos trabalhos de revitalização do bairro da Luz. O então secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, explicou a importância do projeto para a região: “Esse complexo apresenta uma diferença sobre os demais que têm aqui, porque ele conta com a companhia de dança, a escola de música e a biblioteca. Isso vai funcionar durante o dia e também à noite e aos fins de semana, o que dá vida para o lugar durante 24 horas”.
REVITALIZAÇÃO
Outro objetivo é fazer do complexo uma referência para a troca de experiências entre artistas, especialistas e aprendizes de música, dança e teatro. Para que isso seja possível, serão construídos espaços abertos, com várias entradas de ar e luz.
A população que frequenta o bairro apoia a iniciativa. O engenheiro Luiz Araújo diz que “o complexo vai ao encontro das necessidades culturais da cidade. A revitalização ajudará a melhorar a segurança da região”. O estudante Ricardo Ribeiro acredita na força educacional do projeto: “É bacana para as crianças e jovens que, com aulas de música e arte, têm a oportunidade de fazer algo que agrega para a formação”, diz. A licitação está programada para novembro e a previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013.