O que mais intriga é que, para a Prefeitura, os imóveis ganham mais valor em todos os anos, quer seja pelas benfeitorias na infraestrutura implementadas por ela, quer seja pelos movimentos de mercado, que ora estão para os ativos financeiros, ora para os ativos imobiliários, dependendo da situação nacional e internacional.
Isso é reconhecido para cobrar mais imposto, todavia, para o governo federal isso não acontece, o valor do imóvel que consta da declaração de ajustes anual do Imposto de Renda, no item Relação de Bens, nunca pode ser ajustado, nem pela correção monetária, isto porque, na hora da venda, o suposto lucro imobiliário será maior e o contribuinte será obrigado a recolher 15% da diferença entre o valor que está nessa declaração e o valor da venda declarado em escritura, com algumas exceções, que são benesses do governo.
Portanto, para o governo municipal quando se trata de aumentar o imposto, promover maior arrecadação, então há que corrigir esses valores pela maior valorização; para o governo federal, nunca o imóvel tem mais valor, mesmo que declarado desde 1989, até agora, ele está no mesmo valor, não teve valorização, porque interessa arrecadar mais.
Essa é a justiça fiscal, essa é a nossa legislação! Ainda há mais: a Prefeitura não se contenta com o valor venal dos imóveis constantes do carnê do IPTU, quando você vende o imóvel, o comprador deve pagar o ITBI, a uma taxa de 2%, não sobre esse valor venal, mas sobre uma outra tabela criada, desde o tempo do Serra, que contempla, não se sabe o quê, dizem que é a valorização do ano no imóvel; assim, a Prefeitura também nada perderá, aliás, só ganhará.
Só nessa questão dos imóveis, se pode ver o desajuste total dos tributos e a forma como os governos tratam os contribuintes, e sempre extorquindo cada vez mais, sugar mesmo a capacidade contributiva e não dar nada em retribuição.
O sr. Haddad, sempre pensando no voto, a exemplo de toda “corja” do PT, lançou seu balão de ensaio sobre a Câmara de Vereadores, pedindo reajustes absurdos e abusivos do IPTU para o próximo ano, para depois dizer que os petistas na Câmara, conseguiram uma expressiva redução, ou seja, ao invés de 40%, passou para 20% os residenciais e 35% os comerciais e industriais.
É a velha história do “bode”; na sala, colocou o “bode” e como cheirava mal, retirou resolvendo assim a questão. Uma velha e conhecida tática daqueles que buscam só enganar e tapear a população. Também, o que esperar? É o governo do PT.
A exemplo do que vem fazendo a sra. Dilma, tendo ao lado seu mentor e patrão político Lula, com a questão do leilão do pré-sal, enfeitou o pavão, ao invés de privatização, é parceria é compartilhamento, fazem de tudo para não reconhecer que o que fez o Fernando Henrique, com algumas estatais foi correto, e vendeu um tesouro por ninharia e ainda promete que o dinheiro será aplicado na saúde e na educação, bem a exemplo do que aconteceu com a CPMF. E o povo acredita e bate palmas! É isso mesmo que o povo gosta: muito pão e muito circo.
Assim vamos vivendo, agora, já em franca campanha eleitoral. Só a Dilma, nesta semana, apareceu duas vezes na televisão em rede nacional, além de todas as viagens que está fazendo pelo Brasil afora, tudo às nossas custas. Verdadeira batalha eleitoral franca e aberta e ela diz que é o cumprimento do dever como presidente visitar os Estados, coisa que ela não fez durante os quase 4 anos de governo, mas, depois das manifestações de julho, onde seu prestígio foi para o fundo do poço, agora tenta recuperá-lo às nossas custas, com muita propaganda na televisão e com viagens.
Mas o povo merece. O único parente que a gente pode escolher é o marido ou a mulher e as vezes escolhemos mal. O governo é a mesma coisa: temos total liberdade de escolha e escolhemos mal, então, por que reclamar? Vamos continuar a escolher mal e não devemos nos queixar. A culpa é só nossa; nós gostamos de ser enganados. Somos como mulher de vagabundo, gostamos de apanhar…
Sr Sérgio Carreiro,,concordo no seu comentário sobre o aumento abusivo no IPTU,,quanto as viagens e aparição da presidenta em rede nacional,dizer que isso é franca campanha eleitoral ???isso não cola mais,,essa é antiga,, o que está fazendo o Aécio Neves, e o casal Romeu e Julieta,,diga-se Eduardo Campos e Marina Silva,viajando pelo Brasil ??Não é campanha tambem?? ou só a corja do PT é que não pode!outra coisa,,,será que foi o prestigio da presidenta que foi pro fundo do poço mesmo em julho,,ou foi o da corja do PSDB aqui de São Paulo,,que em vinte anos governando o Estado só fez aumentar pedagios em rodovias e preços absurdos,,um rombo incalculavel nas obras do metrô e cptm,,que a Mídia faz de tudo pra esconder,,o crime organizado que tomou conta do Estado,,e o Governo Barra Bota que não faz nada,,ou o sr não está acompanhando as arruaças e os crimes nos vandalismo ,, e esse o gigante adormecido que acordou ??? se essas manifestações resolvessem o problema,,Síria ,,Líbia,,Egito seriam um Paraíso ….