As belezas naturais compõem uma paisagem deslumbrante, que convidam à prática do ecoturismo e esportes de aventura que podem ser realizadas em todas as épocas do ano. Tanto no inverno como no verão Joanópolis dispõe de atividades na represa ou nas cachoeiras, e também em meio ao clima de montanha e à natureza.
Visando melhorar a integração entre o ser humano e a natureza, o ecoturismo busca utilizar de forma sustentável da biodiversidade presente da Mata Atlântica, oferecendo diversas atrações turísticas para mostrar a cultura ecológica de Joanópolis. Neste contexto, há uma grande preocupação no município em investir em novos produtos turísticos.
Além do Ecoturismo, do turismo de aventura e do turismo contemplativo – características naturais de Joanópolis há diversos atrativos turísticos que são oferecidos no município: na represa, a prática de esportes náuticos, tais como, jet-ski, passeios de barco, Wakeboard, Flyboard e esqui aquático, além da prática da pesca esportiva. Já no âmbito terrestre: cicloturismo, Montain-Bike, caminhadas ou trekking, escaladas em rocha, percursos para corridas de aventura e corridas de montanha – Trail Runnings.
Joanópolis desponta como rota de romeiros para Aparecida do Norte. Tanto para caminhantes, como para cavaleiros e montain-bikers. E rota alternativa para trilha, jipeiros e passeios contemplativos a Monte Verde – Sul de Minas Gerais. Há também diversos passeios monitorados de jeep pelo município, agendados com guias locais.
As cachoeiras são um passeio à parte: diversas delas já contam com infraestrutura e atendimento a turistas, como a Cachoeira dos Pretos, que oferece em seu parque: boia-cross, tirolesa, passeios a cavalo e passeios de jeep; e a cachoeira.
O município se destaca como produtor de orgânicos, possuindo 2 fazendas especializadas no cultivo e distribuição de verduras e vegetais.
A gastronomia regional é um grande forte na cidade: nas raízes da culinária tropeira de meados do séc. XIX ainda se consomem vários pratos, entre eles, os virados, os angus, o cuscuz, o pirão (seco), a couve, a mandioca, o milho, a batata, as aves silvestres, os peixes, além dos pratos contando como ingrediente principal: as galinhas e os porcos.
No município há diversos alambiques que produzem artesanalmente as cachaças apreciadas e procuradas por muitos. E hoje com a difusão da pecuária de leite, e da capricultura, diversos laticínios estão produzindo queijos de excelente qualidade e formatando mais um atrativo no município: a rota dos queijos.
O artesanato merece destaque, pois há um grupo muito grande de artistas e artesãos em nosso município, que levam o nome da cidade nacionalmente, e são conhecidos por suas obras de excelência em barro, madeira e restos da natureza.
Os eventos culturais são outro grande atrativo, principalmente do turismo regional: a festa do Divino Espírito Santo é um grande evento turístico-cultural e religioso, constando do calendário oficial do município. Ela faz parte do calendário litúrgico da igreja católica como Festa de Pentecostes e acontece todos os anos entre abril e maio, resgatando uma cultura que estava adormecida.
Realizada sempre aos domingos, saindo da Igreja Matriz de São João Batista, que acolhe o Império do Divino Espírito Santo, apresenta repertórios musicais e religiosos, com violeiros, corais, grupos cantantes e cavaleiros que percorrem os diversos locais por onde o Divino passa, e cujos anfitriões aguardam ansiosos para receberem suas bênçãos.
Partindo rumo aos pousos programados, todos os participantes confraternizam-se com o “afogado”, prato típico da Festa, que simboliza a fartura. Esta festa tem tanta tradição que está sendo montado no município, o Santuário do Divino Espírito Santo. Este santuário fará parte de um projeto para a implantação de um polo turístico religioso regional, que contará com restaurante, estrutura completa para a recepção de romeiros e visitantes, além de um hotel SPA para acomodar turistas.
Outro grande evento cultural é a famosa Festa de São João Batista (sempre em 24 de junho – dia do padroeiro e aniversário da cidade) que leva milhares de pessoas às ruas em praticamente uma semana de festa. Nela são apresentadas diversas atrações culturais e regionais, enaltecendo o resgate de algumas tradições, como a Catira, a Dança de São Gonçalo, o Caiapó, as apresentações das orquestras de violeiros, além de diversas bandas e artistas regionais que enriquecem este evento, transformando a cidade durante os festejos.
O folclore também é mais uma jóia do município. Lendas como a do conhecido Lobisomem enchem de curiosidade os turistas vindos de todas as regiões, oferecendo assim os produtos que dele advém, como a cachaça, a cerveja artesanal, o artesanato com a figura do Lobisomem amigo, camisetas e os mais diversos souvenirs, que são produzidos por artesãos locais e podem ser encontrados em lojas espalhadas pelo município. A famosa “Comida do Lobisomem” e o lanche do Lobisomem podem ser apreciados nos eventos culturais da cidade.
Infraestrutura turística
Com razoável infraestrutura, Joanópolis oferece hoje 43 locais para dormir, divididos em 12 meios de hospedagem (hotéis ou pousadas), 3 campings e 33 casas de aluguel, contabilizando cerca de 1000 leitos. O município conta com 18 restaurantes, um Centro de Atendimento ao Turista, localizado no Portal da cidade e 33 atrativos turísticos inventariados. Há alguns guias de turismo locais que oferecem passeios monitorados aos diversos pontos turísticos.
A cidade recebe cerca de 60 mil turistas por ano, (sem contabilizar a Festa de São João Batista), muitos das cidades vizinhas, inúmeros visitantes da região do Sul de Minas e Vale do Paraíba. Mas ainda o maior fluxo de turistas e visitantes advém das regiões de Campinas e São Paulo. A grande maioria, atraídos pela natureza e estilo de vida pacatos que uma cidade pequena de interior pode proporcionar em tão pouca distância destes centros urbanos.
Saiba mais!
A Central de Informações Turísticas está à disposição no Portal Turístico, logo na entrada da cidade, através do telefone (11) 4888-9204 ou por
e-mail: turismo@joanopolis.sp.gov.br e acesse www.joanopolis.sp.gov.br e também pelas redes sociais: Instagram ou Facebook.