O Lar Sírio Pró-infância, localizado na Rua Serra de Bragança, 1.086, Tatuapé, está coordenando um projeto de três passos para a inclusão produtiva, direcionado, exclusivamente, para jovens de 15 a 17 anos. O plano tem por objetivo ampliar o conhecimento e a formação profissional dos adolescentes, diversificando o repertório cultural para atuarem dignamente no mundo do trabalho. As três fases consistem em: plano de desenvolvimento individual, formação técnica e inserção do mercado de trabalho para geração de renda.
FIRMAR COMPROMISSO
De acordo com Elaine Bueno Silva, superintendente da instituição, o primeiro passo busca firmar compromisso com os adolescentes e seus familiares. Diante das muitas alternativas de cursos profissionalizantes disponíveis, é preciso conscientizar os pais ou responsáveis sobre a corresponsabilidade no processo de formação do jovem. Para isso, há o plano de desenvolvimento individual no qual é apresentado ao jovem e sua família as opções adequadas à realidade para que seja traçado um plano de desenvolvimento humano.
ESTIMULAR CRESCIMENTO
O segundo passo é o de estimular o crescimento profissional do jovem a partir de competências chaves. Trabalha-se a visão de comunidade, o espírito colaborativo e uma organização participativa disciplinar às regras que são compartilhadas, desenvolvendo um senso de pertencimento. Para esse objetivo, é disponibilizada uma série de cursos junto aos parceiros da instituição como Sesi, Senac, Senai, Sebrae, Expro e outros que se filiaram à entidade.
ACOMPANHAR JORNADA
Por fim, é acompanhada a jornada profissional deste jovem formado ampliando suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho. São realizadas mentorias, seja a partir de uma rede de empresas que possam oferecer oportunidade de trabalho, ou da cultura empreendedora, para juntos fortalecer as oportunidades desse começo. Recentemente, o Lar Sírio se tornou polo de inclusão produtiva da região Leste 1 pela parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.
MAIS INFORMAÇÕES
“Em 2023 o Lar Sírio completará 100 anos de existência, e em seu centenário daremos início ao projeto de transformação do entorno da instituição em um ambiente integrado para os próximos cinco anos. A ideia é que através da visão socioeducacional, trabalhando em redes e engajando pessoas físicas e empresas do bairro, mais o apoio do poder público e outras empresas do terceiro setor, daremos vida a projetos complementares para apoiar os mais vulneráveis”, conta Elaine. Mais informações sobre os cursos estão no site: www.larsirio.org.br ou pelo telefone 2092-4811.