Mesmo com a Prefeitura disponibilizando ecopontos para o descarte de entulho e móveis em desuso, muitas pessoas ainda insistem em jogar estes e outros materiais, inclusive lixo domiciliar, em praças e calçadas.
O problema vem acontecendo com frequencia na Avenida Cangaíba, antes do viaduto homônimo, no sentido bairro, como indicou alguns moradores da região ao entrarem em contato com esta Gazeta.
De acordo com eles, a situação chegou a um ponto crítico quando a calçada foi praticamente interditada pelo acúmulo de materiais. Como resultado, as pessoas acabam indo para o meio-fio ao passarem pelo local.
A Prefeitura informa que, quem for pego em flagrante fazendo o descarte irregular de entulho e lixo estará sujeito à multa no valor de R$ 12 mil. A ação é considerada crime ambiental.
MULTA
Para tentar manter a situação sob controle, as subprefeituras estão preparando ações de limpeza para evitar mais problemas em razão das fortes chuvas de verão.
LIMPEZA E BOCAS-DE-LOBO
A Subprefeitura Itaquera informou que está trabalhando na retirada de lixo e entulho das bocas-de-lobo, ramais e galerias dos quatro distritos da região. São eles: Itaquera, Cidade Líder, José Bonifácio e Parque do Carmo. Entre as ruas já atendidas estão: Itagimirin, Padre Vieira de Menezes, Cabo Joel Leite e as avenidas Caititu e Pires do Rio.
Com relação à Operação Cata-Bagulho, a subprefeitura destacou que a ação acontece quinzenalmente. Na ocasião podem ser descartados móveis velhos, colchões, pneus, pedaços de metal e madeira, utensílios domésticos e demais objetos. Os locais que recebem a coleta são divulgados previamente.
O ecoponto da região é o Parque Guarani, na Rua Manuel Alves da Rocha, 584. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 6 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 6h às 18h. O limite diário para cada morador é de uma caixa d’ água de mil litros, o equivalente a 25% de uma caçamba.
LIMPEZA EM SÃO MATEUS
A Subprefeitura São Mateus realizará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, a ação “Viver Bem em São Mateus”, para conscientizar os moradores da região sobre a importância de se manter as ruas da cidade limpas.
De acordo com a subprefeitura, durante os cinco dias de ação será realizada uma megaoperação de limpeza que prevê a passagem do Cata-Bagulho entre as principais avenidas e ruas dos distritos de São Mateus, São Rafael e Iguatemi, limpeza de praças, áreas verdes e córregos. E, para reforçar a conscientização popular, também serão instaladas novas lixeiras nos principais pontos comerciais da região.
MAIS ECOPONTOS NA MOOCA
Já a Subprefeitura Mooca destacou que está ampliando o número de Ecopontos na região, com a programação de mais três novos pontos de entrega voluntária de materiais nos distritos da Água Rasa, Belém e Tatuapé.
Os endereços dos novos espaços ainda não foram divulgados, mais as cinco unidades em funcionamento estão localizadas na Rua Pires do Rio, 600, Mooca; Rua Palmorino Mônaco, 1, Brás; Avenida Carlos de Campos, 1.031, Pari; Rua Bresser, 1.543, Mooca; e na Avenida Salim Farah Maluf, 179, Tatuapé.
ECOPONTOS NO ARICANDUVA
Na região atendida pela Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, os ecopontos estão localizados nos seguintes endereços: na Avenida Aricanduva, 200, e na Rua Astarte, 500. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8 às 16 horas; e aos domingos e feriados, das 8 às 14 horas.
A relação completa com os endereços dos ecopontos pode ser encontrada no site www.prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 156. O descarte correto do entulho e de resíduos recicláveis evita a poluição e o entupimento de bueiros, que ocasionam enchentes em vias públicas.