Os moradores do Tatuapé, Vila Formosa e Penha vão precisar ter mais um pouco de paciência quanto às respostas sobre as desapropriações que serão necessárias para a passagem da extensão da Linha 2-Verde por estes bairros.
Na semana passada, em novo contato com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano (Metrô), a mesma destacou que ainda não há informações a serem divulgadas porque o projeto segue em análise. “No momento o Metrô avalia as propostas de consórcios e empresas para as obras da Linha 2-Verde, sentido Dutra. Ainda não está disponível a relação de desapropriações.”
Em 2012, no dia 15 de outubro, o governador Geraldo Alckmin divulgou o lançamento do edital de pré-qualificação para os trabalhos de expansão da Linha 2-Verde, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente. Alckmin detalhou, à época, que serão mais 13,5 km de via subterrânea.
NOVAS ESTAÇÕES
A extensão terá 12 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra. A previsão é que as obras tenham início no segundo semestre deste ano.
O Metrô também estuda a possibilidade de interligar a Linha 2-Verde com as linhas 15-Prata, atualmente em construção pelo sistema monotrilho, entre a Vila Prudente até a Cidade Tiradentes; com a Linha 3-Vermelha, na estação Penha; e com a Linha-6 Laranja (ainda em estudo), na estação Anália Franco.
BANDEIRANTES-JD.MARÍLIA
Esta última linha está à espera da aprovação da apresentação do modelo final de estudos e modelagem ao Conselho Gestor de PPP’s (Parceria-Público-Privada). Com 34,1 km e 33 estações, a Linha 6-Laranja poderá seguir da região da Bandeirantes em direção ao Jardim Marília, na Zona Leste.
Entre as estações do projeto estão: Higienópolis-Mackenzie, 14 BIS, Bela Vista e São Joaquim, no seu primeiro trecho, e depois, no segundo, composto por 13 estações, Aclimação, Henry-Ford-Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Jardim Marília-Cidade Líder.