Em maio deste ano, no auditório da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, aconteceu uma das audiências públicas que teve como objetivo esclarecer as dúvidas da população com relação à extensão da Linha 2 – Verde, que fará a interligação entre a estação Vila Prudente à futura estação Dutra, em Guarulhos. O novo trajeto passará por vários bairros da Zona Leste e cinco estações estão na área da Subprefeitura Aricanduva: Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester e Aricanduva.
Na época, aproximadamente 150 pessoas compareceram ao encontro. Além dos moradores e comerciantes, estiveram na audiência: o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; o presidente do Metrô, Luiz Antonio Pacheco; os deputados estaduais José Zico Prado (proponente da audiência pública) e João Caramez (presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa); o vereador Gilson Barreto; e a então subprefeita, Dilian Guimarães.
Os presentes tinham em comum o objetivo de chamar a atenção dos representantes do governo para alterações no traçado da linha com o intuito de diminuir o impacto de áreas habitadas no processo de desapropriação.
SUGESTÃO
Uma das sugestões apontadas na ocasião como alternativa para ajudar os presentes, foi dada pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Ele citou a união de moradores e comerciantes que estavam descontentes com o trajeto da Linha 4 – Amarela. Através de uma grande mobilização eles conseguiram tirar do projeto a construção da estação Três Poderes, prevista há mais de 10 anos.
METRÔ RESPONDE
Passados três meses a reportagem voltou a entrar em contato com a Companhia do Metropolitano para saber se as negociações avançaram e se o projeto original sofreu alguma mudança.
De acordo com as últimas informações, no dia 4 de agosto, foi realizada uma nova reunião na Vila Carrão, com a participação o deputado Zico Prado, para que fossem apresentados os dados da localização da estação Nova Manchester.
Os representantes do Metrô explicaram e demonstraram, através de dados técnicos, que não há possibilidade de alteração do projeto.
A nota encaminhada à redação, explicou ainda, que foram realizadas sete audiências públicas para esclarecer a população sobre a extensão da Linha 2-Verde até a Dutra.

A primeira reunião aconteceu em 2012, no auditório do CEU Tiquatira, para discutir o Estudo de Impacto Ambiental do trecho Vila Prudente-Dutra.
“Neste ano, aconteceram os demais encontros nos meses de maio, junho, julho e agosto. Em maio foram três reuniões, sendo a primeira no dia 12 de maio, no auditório da Subprefeitura Aricanduva. Na ocasião, os técnicos do Metrô apresentaram o projeto de extensão e foram esclarecidas as dúvidas sobre o traçado da linha. Em 22 de maio foi realizada uma reunião com os moradores da Rua Soldado Cristóvão Morais Garcia, número 874, que foram desapropriados para a construção do Pátio Paulo Freire. As indagações dos moradores foram sanadas e eles compreenderam a necessidade deste terreno para a construção do pátio. Em 26 de maio, foi realizado o último encontro do mês com os moradores da região do bairro da Penha de França com o objetivo de informá-los e orientá-los sobre as desapropriações.”
A Companhia do Metropolitano disse ainda que, em junho, no dia 16, aconteceu um encontro na OAB da Vila Diva com os técnicos do Metrô para o esclarecimento de dúvidas sobre o projeto de extensão da Linha 2-Verde.
“No mês seguinte, no dia 8 de julho, a comunidade da Vila Carrão solicitou ao Metrô a viabilidade de alteração do projeto referente à localização da estação Vila Manchester e os técnicos da Companhia se comprometeram a estudar o caso.”
DÚVIDAS
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria dos Transportes Metropolitanos, no telefone 3291-2212.
traçado do metro esta otimo , o metro tem suas razoes tecnicas. não vamos atrasar mais , venha metro, venha logo do jeito que esta , venha logo estamos ansiosos. obrigado