Na última quarta-feira, dia 24, a reportagem desta Gazeta participou da visita técnica às obras da Linha 15-Prata, que irá ligar a Vila Prudente à Cidade Tiradentes pelo sistema monotrilho.
Atualmente a construção segue pelo canteiro central da Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo, tendo como ponto de partida a estação Vila Prudente da Linha 2-Verde do Metrô.
“Teremos uma interligação entre as estações dos dois sistemas e também um terminal de ônibus”, explicou o porta-voz do Departamento de Obra Civil do Empreendimento da Linha 15-Prata, Cyro Guimarães Mourão Filho.
Dos 24,5 quilômetros de linha, 12 estão em obra. “O primeiro trecho, Vila Prudente-Oratório, deve entrar em testes até o fim deste ano. A ideia é que a operação comece efetivamente em abril do próximo ano. Até São Mateus o prazo programado é final de 2014. E, até a Cidade Tiradentes, final de 2016”, comentou Mourão Filho.
VIA E ESTAÇÕES ELEVADAS
Com as obras dentro do cronograma, quem passa pela Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo já consegue visualizar como será a futura linha. Isso porque já foram instaladas praticamente todas as vigas pré-moldadas por onde o trem irá correr. A altura varia entre 12 e 15 metros.
“Recordo quando o Metrô entrou em operação, isso há 45 anos, e as pessoas tinham receio de andar ‘embaixo da terra’, nos túneis. Os comentários eram dos mais variados. E, agora, com o monotrilho, a história parece que se repete. As pessoas comentam ‘vou andar a 15 metros de altura…”. Toda novidade gera este tipo de sentimento. Mas garanto que, mais uma vez, as pessoas vão se surpreender”, observou o especialista do Metrô, Helcio Monteiro Cremonese.
As estações que vão compor a Linha 15-Prata são as seguintes: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.
FASE FINAL
Todas as estações são elevadas e contam com dois níveis operacionais. O superior é para embarque e desembarque e o mezanino, abaixo, para distribuição do fluxo de passageiros, bilheteria, bloqueios e salas operacionais. Os acessos serão feitos através de passarelas metálicas sobre as avenidas pelas quais a linha irá percorrer.
Praticamente pronta, a estação Oratório, localizada em frente à Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba, segue na fase de acabamento. Também já estão definidos os locais para instalação dos bloqueios, escadas rolantes e elevador. A estação ainda contará com dois bicicletários e um prédio anexo.
“Este prédio contará com salas técnicas e operacionais. Outras estações também terão este equipamento, que serve para assegurar a manutenção de toda operação da linha, atendendo a todos os trechos”, explicou Luiz Roberto dos Santos, chefe de gabinete da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
PÁTIO ORATÓRIO
A visita técnica terminou no Pátio Oratório. Lá também estão sendo instaladas as vigas pré-moldadas para receber os trens. O espaço servirá tanto como estacionamento como área de manutenção para até 30 trens. Também contará com área administrativa, oficina de veículo auxiliar, entre outros serviços. Um segundo pátio será construído na Ragueb Chohfi.
EM EXPOSIÇÃO
Responsável pela construção dos trens da Linha 15-Prata, em agosto de 2012 a empresa Bombardier disponibilizou para visitação uma réplica do vagão do trem que irá circular pelo sistema monotrilho.
Os trens estão sendo produzidos pela empresa em sua fábrica localizada no interior do Estado, na cidade de Hortolândia.
Um vídeo institucional mostrou o sistema operacional dos trens, que são movidos a eletricidade e trafegam com pneus de borracha por via elevada, tornando a operação mais silenciosa e confortável.
Os vagões são equipados com ar-condicionado, câmeras internas de vigilância, sinalização em braille, mapa dinâmico da linha, sistema automático de emissão de mensagens sonoras e intercomunicador com os operários do Centro de Controle do Metrô, em caso de necessidade.
Ao todo, 54 trens vão circular na Linha 15-Prata. A capacidade será para até mil passageiros, com velocidade operacional máxima de 80km/h. Os intervalos devem ser de 90 segundos.
Poderiam colocar o filme do vagão que foi mencionado.