Moradores reclamam que o Parque Municipal do Tatuapé está abandonado desde setembro do ano passado. Atualmente, o mato está com mais de um metro de altura e cresce entre o calçamento e também ao lado de bancos e mesas. A área do playground reflete o mesmo problema e revela que as questões de falta de manutenção afastaram muitos frequentadores. Nos últimos anos, o espaço de lazer tem recebido promessas de revitalização, com a construção de banheiros, sede da administração, entre outros equipamentos.
EXISTE DESDE 2015
O parque, que existe oficialmente desde 2015, está na Rua São Felipe, esquina com a Avenida Condessa Elizabeth Robiano. O surgimento do local contou com a participação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Subprefeitura Mooca, CDC Albino Grandi e do ex-vereador Toninho Paiva. Em todo o período, desde a criação, vários planos de expansão foram apresentados. O mais recente estabeleceu que o terreno receberia uma verba de cerca de R$ 6 milhões.
ESPECULAÇÕES
Dentro das especulações apresentadas, está prevista a reforma da infraestrutura do antigo CDC. Depois, a adequação de parte dos caminhos para ajustar a permeabilidade. Além disso, foi projetada a ampliação do playground e a adequação da academia ao ar livre. Outros itens incluídos foram: intervenções nas trilhas de terra batida e criação de áreas de estar em deck de madeira plástica.
ÁREA DO CDC ALBINO GRANDI
A área do CDC possui quadras de bocha e malha, salão de festas, estacionamento e diversas espécies de árvores. O terreno fará parte da implantação de pista de skate, do campo de futebol e construção da administração, além de paisagismo e adequação do gradil. No lugar há mesas com bancos, brinquedos, aparelhos de ginástica e um bebedouro. Como a área de esportes ficou com uma parte inutilizada por causa do mato, vários usuários estão se dirigindo para o Parque do Piqueri. Ao mesmo tempo, donos de pets se mobilizam para tentar resolver a dificuldade o mais rápido possível. Entre as preocupações dos moradores está a possível proliferação de moscas, baratas e ratos devido ao lixo acumulado.
SVMA RESPONDE
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) informou que encontra-se em processo licitatório as obras de revitalização do Parque do Tatuapé. Segundo a pasta, por enquanto não houve empresa interessada para executar os serviços. O projeto de ampliação prevê a reforma da cancha de bocha, implantação de pista de skate, campo de futebol, redário, ampliação do parquinho, “cachorródromo”, edifício administrativo, sanitários públicos, estares, percursos e novos acessos. Em relação ao contrato de manutenção e manejo a SVMA relatou que, desde junho de 2022, foi firmado um contrato com uma empresa terceirizada. Conforme a secrretaria, a roçagem do parque está sendo executada desde a última segunda-feira, dia 23, com previsão de término para o início da próxima semana.