O Conselho de Segurança do Parque São Jorge realizou sua reunião mensal na última segunda-feira, dia 11. O encontro aconteceu nas dependências da Unicid, onde diversos temas de interesse dos moradores da região e entorno foram discutidos, com destaque para segurança, perturbação do sossego e manutenção em zeladoria.
A mesa de trabalhos foi composta por Eduardo de Almeida, presidente do Conseg Parque São Jorge; capitão Filipi da Silva Cassavara, comandante da 5º Cia. do 8º BPM; dr. João Batista Filogonio, delegado titular 52º Distrito Policial; Thadeu Castanheira, assessor do subprefeito da Mocca; e o inspetor Márcio Barbosa da Silveira, representando a Guarda Civil Metropolitana divisão Mooca.
No tema segurança houve uma breve explanação dos impactos e benefícios das câmeras inteligentes do Programa Smart Sampa implantado pela Prefeitura no dia a dia da cidade. Moradores reivindicaram que a autoridade policial intensifique as rondas policiais no perímetro do Parque são Jorge.
Durante a reunião também foi levantada a questão da perturbação do sossego envolvendo um espaço religioso nas proximidades do Largo do Maranhão às segundas e terças-feiras. Outro tema levantado foram as baladas que tomam toda a Cesário Galeno prejudicando as aulas e o deslocamento de alunos e moradores.
Sobre o quesito manutenção e zeladoria foram acolhidas as demandas, mas uma em especial foi a de um buraco coberto por água na Rua Tuiuti na altura do nº 970, que causou acidentes com veículos. Aliás, sobre esse problema, antes do fechamento desta edição a Subprefeitura Mooca informou que já houvera resolvido o caso.
REUNIÕES DO CONSEG
No encerramento da reunião, Eduardo de Almeida ressaltou a importância da participação dos moradores nas reuniões dos Consegs, que têm sido as responsáveis por fortalecer o elo entre a população e representantes de órgãos como as subprefeituras, CET, GCM, Ilume, Conselho Tutelar, entre outros grupos. Do mesmo modo, com o Vizinhança Solidária, os moradores de diversas regiões da cidade conseguiram ter em mãos uma ferramenta capaz de unir a todos em um objetivo maior: diminuir a criminalidade.
O Conseg Parque São Jorge reúne-se toda segunda segunda-feira de cada mês, na Unicid (Rua Cesário Galeno), às 20 horas. O Conseg Tatuapé se encontra toda terceira segunda-feira de cada mês no Colégio Amorim (Rua Cantagalo), às 20 horas.