A Bienal de São Paulo realiza um passo decisivo na ocupação do espaço digital com a criação de uma série completa de novas ferramentas digitais para aprofundar ainda mais o contato do público com o universo de artistas e obras apresentados na 30ª edição do evento.
O site especial da mostra (www.30bienal.org.br) é o mais robusto e interativo já produzido para uma Bienal. Além da programação completa do evento, com informações individuais dos 111 artistas da exposição, galerias de fotos e vídeos, a publicação apresenta uma seção dedicada à voz do público. Em ‘Polifonia’, uma ferramenta incorpora ao site tudo o que é produzido pelos internautas com o hashtag #30Bienal em mídias como Twitter, Facebook, Instagram, Flickr e blogs. Além de aumentar a navegação do site, isso faz com que esses conteúdos possam ser agregados à memória da Bienal de uma maneira absolutamente inédita e pioneira.
CONCURSOS CULTURAIS
As redes sociais da Bienal também ganharam impulso e mais interação com os seus seguidores. Em parceria com empresas patrocinadoras do evento, a Bienal criou concursos culturais em torno do conteúdo da 30ª Bienal com premiações bastante atrativas. Entre as ações de maior destaque, Bienal e Air France/KLM irão premiar um internauta com uma viagem para Amsterdam, com estadia e passagens aéreas inclusas. Em outra iniciativa, com apoio da Semp Toshiba, o vencedor do concurso leva um tablet da marca para casa.
NOVIDADE
Outra novidade desta edição é o Áudioguia Oi, narrado pelo próprio curador da exposição, Luis Pérez-Oramas. Com versões em português e inglês, Oramas faz uma panorâmica das constelações de artistas e obras da exposição em nove falas de aproximadamente quatro minutos. O áudio pode ser acessado via QR code ou por telefone, além de estar disponível para download no site da 30ª Bienal ou no Podcast #30Bienal do iTunes.