.
O uso do gás (GNV ou Biometano) como combustível nos veículos leves e pesados é uma das soluções encontradas como alternativa ao uso de gasolina e diesel com o intuito de diminuir a poluição.
RIO DE JANEIRO
No Rio de Janeiro é comum o uso do GNV em veículos de passeio, sendo uma solução baseada no custo x benefício do produto e que atualmente ajuda a combater os GEE (gases de efeito estufa).
GOVERNANÇA AMBIENTAL
Através da Governança Ambiental (ESG) as empresas vêm exigindo do mercado um comportamento “ambientalmente correto”. Pensando nisso, como uma alternativa ao diesel e a gasolina é possível observar alguns caminhões e máquinas agrícolas movidos a gás. Essa tecnologia, que utiliza motores ciclo Otto, permite o uso tanto do GNV (combustível fóssil, porém, menos poluente) quanto do Biometano (gás obtido por fermentação anaeróbica de material orgânico).
APOSTAS
As empresas que optaram por esse nicho de mercado estão apostando que:
#1 O gás será um elemento de transição até a eletrificação;
BIOMETANO
#2 A substituição do GNV por Biometano em locais pontuais pode ser um nicho de mercado Como por exemplo: as usinas de cana de açúcar, que utilizam o bagaço da cana e a vinhaça para a produção do biometano e consequentemente alimentam suas frotas;
EMPRESAS VERDES
#3 Antecipar-se no processo de diminuição da emissão de poluentes fazendo com que sejam associadas à Empresas “Verdes” que se preocupam com o meio ambiente.
ESPECIALISTAS
Vale ressaltar que os veículos pesados que vemos circulando na frota com essa tecnologia já foram desenvolvidos na Europa e atendem a norma Euro VI (que se tornará vigente, no Brasil, em 2023). Segundo especialistas, o veículo que possui a tecnologia do motor a gás de fábrica é 100% confiável com relação às normas de emissões. Entretanto, veículos que fizerem adaptações devem realizá-las em empresas especializadas com o intuito de certificar-se que a adaptação atenderá as normas de emissões.
MAPEAMENTO
O potencial do Biometano no Brasil é muito grande, ainda pouco explorado, porém, o mapeamento das possibilidades já foi levantado pelas associações do setor.
DESPERDÍCIO DE GÁS METANO
Hoje, o país desperdiça 100 milhões de m³ de metano renovável por dia, que equivalem a 35% da energia elétrica consumida no Brasil e 70% do diesel. Já o setor sucroenergético corresponde a 50% do potencial do biogás, que chega a 57,6 milhões de m³/dia (fonte: Abiogás).