A assessoria de imprensa do Metrô confirmou a este semanário que a entrega do primeiro trecho do sistema monotrilho em direção à Cidade Tiradentes, Vila Prudente-Oratório, está prevista para acontecer no segundo semestre de 2013. A informação veio acompanhada da nomeação da nova ligação, que passou a se chamar Linha 15-Prata.
Perguntada sobre o andamento das obras das estações, a assessoria explicou que a estrutura de concreto da estação Vila Prudente já está preparada para a instalação das vigas-guia que se encontram em fase de fabricação no pátio de pré-moldados.
Neste primeiro trecho, que compreende 2,9 quilômetros de extensão entre as estações Vila Prudente e Oratório, serão empregadas 450 vigas-guia, incluindo o pátio de estacionamento e manutenção de trens, localizado próximo à estação Oratório, que já teve 7 das 10 vigas-guia previstas da estação instaladas.
ESTAÇÃO ORATÓRIO
A estação Oratório encontra-se em fase de acabamento das obras civis. São cinco mil metros quadrados de área construída e dois acessos, cada um com bicicletário para 50 vagas. Totalmente acessível, a estação contará com elevadores e escadas rolantes que permitirão o acesso do mezanino às plataformas.
Segundo informações do Metrô, o “acesso Nupeba” está com 100% de sua obra bruta concluída, estando em fase final a instalação da estrutura da passarela metálica que fará a interligação com o mezanino da estação. Já a estrutura de concreto armado do “acesso Oratório” está com 70% de suas obras concluídas. Junto a este acesso, está localizado o edifício que abrigará as salas técnicas e operacionais, com 90% de suas obras concluídas.
PÁTIO ORATÓRIO
No Pátio Oratório foram concluídas as etapas de terraplanagem, galerias de serviços subterrâneos, o muro de arrimo, além de iniciadas as obras de fundação do Bloco A (oficinas). Na área do estacionamento de trens, todas as fundações já foram concluídas e foram instaladas 81 das 90 vigas-guia previstas. Os pilares do elevado de acesso ao pátio avançaram 95%.
ORATÓRIO-SÃO MATEUS
Neste trecho, de cerca de dez mil metros de extensão, já são 130 pilares de via (aproximadamente 40% do total previsto) e foram instaladas 38 vigas-guia (de um total de 679), o que representa um trecho de via dupla de cerca de 570 metros.