O prefeito Gilberto Kassab esteve na garagem de ônibus da empresa Himalaia, localizada na Rua Nestor de Barros, no Tatuapé, onde entregou 27 novos trólebus para o transporte público.
“Trata-se de mais um importante passo no sentido de empregarmos energia renovável na cidade”, disse Kassab. Segundo a Prefeitura, já há 41 novos veículos elétricos na cidade. A meta da administração é entregar um total de 140 ônibus deste tipo até o fim do ano.
VANTAGENS
A Prefeitura aposta nas vantagens deste tipo de veículo. Além de não emitir poluentes, os novos trólebus são mais silenciosos e obedecem a normas de segurança veicular com faixas refletivas instaladas na parte externa, segundo a administração.
Os ônibus possuem corredores mais amplos, saídas de emergência, piso baixo e portas largas para melhorar o embarque e desembarque, principalmente para pessoas com dificuldades de locomoção.
O secretário municipal de transportes também demonstrou apoio aos trólebus na capital. “Acreditamos que a reestruturação do sistema de trólebus seja o melhor caminho para a cidade, já que não polui”, afirmou Marcelo Branco.
RENOVAÇÃO
Em São Paulo circulam 190 trólebus, que percorrem 137 quilômetros de cabos, divididos em 11 linhas, a maioria na Zona Leste da cidade, que transportam 110 mil passageiros por dia.
Segundo a Prefeitura uma empresa já foi contratada para modernizar a rede e fazer a manutenção corretiva e preventiva, com a troca de 162,5 km do total de 201,4 km da rede aérea.
Com esta modernização, acredita a administração, o atendimento a ocorrências envolvendo a rede de trólebus deve ter seu tempo reduzido, melhorando a fluidez do sistema, além de oferecer um sistema mais seguro.
IDENTIFICAÇÃO
Todo ônibus que circular com algum tipo de combustível menos poluente na cidade recebe um selo da Ecofrota, identificando o tipo de combustível, seja ele etanol, biodiesel, elétrico ou híbrido. Curiosidade: a garagem de ônibus da Rua Nestor de Barros foi inaugurada há 30 anos, no dia 21 de janeiro de 1982, quando era considerada a mais moderna do mundo.