Neste momento de pandemia o trabalho remoto, as reuniões por meio de plataformas digitais e o desencargo de se manter um escritório físico, passaram a fazer parte da realidade do profissional do Direito. Agora, por meio da inovação digital, os advogados precisam estar atentos às tecnologias, aplicativos e programas de computador que acelerem o atendimento e ofereçam melhores resultados aos seus clientes. As informações devem ser digitalizadas e os serviços necessitam da descentralização.
RELACIONAMENTOS
Em decorrência desse fenômeno, o mercado jurídico tem se expandido exponencialmente, pois as fronteiras e os limites ficam menores com o aumento do acesso à internet por clientes, advogados e demais profissionais da área. Por conta disso, as possibilidades de relacionamento estão cada vez mais amplas.
CRIATIVIDADE E PERSUASÃO
Aliado a essa realidade, é importante destacar a necessidade de se manter as características intrínsecas da advocacia, mas que não podem ser digitalizadas, como: experiência, técnica jurídica, criatividade, imaginação, persuasão, dentre outros.
AGILIDADE E EFICIÊNCIA

Dessa forma, a agilidade e a eficiência são adaptadas ao fluxo de trabalho de forma que a equipe jurídica não necessite mais dos métodos tradicionais da prática advocatícia. Assim, os profissionais do campo do direito têm a possibilidade de viabilizar a geração de documentos, informações e dados com maior segurança no ambiente virtual.
DIGITALIZAÇÃO
A digitalização dos escritórios permite que a gestão seja feita de uma maneira horizontal, por meio de uma rede organizada de advogados e demais profissionais atuantes. Isso significa realizar um trabalho conjunto, mesmo que os envolvidos estejam espalhados pelo mundo, pois não precisarão estar fisicamente reunidos.
ADVOGADO 4.0

O novo advogado 4.0 está impregnado por conceitos inovadores e inserido em um ambiente de escritório digital. Ele também tem perfil mediador, busca evitar o litígio e conhece o negócio do cliente na mesma proporção que estuda a própria teoria jurídica, com melhores soluções jurídicas quem atendam a sua necessidade.
NOVOS CLIENTES
Para o advogado tatuapeense, Thiago Massicano, de 37 anos, proprietário da Massicano Advogados, certamente, a advocacia digital é uma ferramenta que permite grandes retornos na área jurídica. Segundo ele, a ferramenta facilita a conquista de novos clientes, a propagação de informações, transparência e segurança do armazenamento de dados.
PROCESSOS CONTINUAM

Conforme Massicano, apesar da Covid-19, os processos continuam tramitando, com audiências através de teleconferência e os prazos judiciais a pleno vapor. Todavia, é perfeitamente possível que advogados peticionem, que promotores manifestem no processo, e juízes e juízas sigam decidindo.
HOME OFFICE
Nesse quesito, o advogado Ismael Moisés de Paula Junior, que é sócio de Massicano, lembrou que a diferença está no fato da atividade ser realizada via home office. Com especialidade em Direito Civil, Direito Imobiliário e Direito Empresarial, além de pós-graduação pela Escola Paulista de Direito e curso de Extensão pela Universidade Mackenzie em Direito Imobiliário, Ismael aponta que, se havia um prazo para alguém apresentar uma contestação no processo, através de sistema e tecnologia os advogados cumprem prazos, realizam audiências e agilizam o processo aos clientes de forma ágil e dinâmica. “Com isso os serviços jurídicos aumentaram e a banca de advogados cresce exponencialmente nesse período”, completou.
MEDIDAS URGENTES
Para o juiz Iberê de Castro Dias, as medidas urgentes seguem sendo tomadas. Nesse sentido, então sempre que houver uma liminar, por exemplo, sempre que alguém precisar de uma decisão urgente, uma decisão que precise ser tomada da noite para o dia, isso segue sendo regularmente feito, tanto no primeiro grau, com juízes e juízas, como no segundo grau, com desembargadores e desembargadoras. Quem, por alguma razão, tiver alguma necessidade nesse sentido vai continuar sendo atendido.
PLATAFORMA ZOOM
Dando continuidade à fala do juiz, Massicano lembrou que, com os juízes trabalhando remotamente e as reuniões sendo feitas via plataforma Zoom, não há a necessidade de deslocamento até o Fórum ou a impressão de documentos para que tenham firma reconhecida. “Os processos são digitais e podem ser acompanhados pelos advogados, bem como pelos clientes”, explicou.
ADVOGADO INTEGRADO
Por isso, pode ser um erro pensar que o advogado integrado às redes sociais e mídias digitais esteja preocupado apenas com a sua imagem. Na verdade, ele está se assegurando de que continuará no mercado dentro de poucos anos. Uma das questões que surgem, nesse momento, está relacionada ao fato de que, cada vez mais, os clientes têm acesso a todo esse campo de informações. Sendo assim, o que acontecerá quando eles tiverem a internet como fonte principal de confiança e credibilidade?
NOVAS MANEIRAS
Para Massicano, é preciso se preparar de várias maneiras para a realidade do pós-pandemia. Ele revelou a necessidade de se fortalecer enquanto profissional e também na qualidade do atendimento ao seu cliente com ferramentas modernas e profissionais qualificados.
SUPORTE A EMPRESAS

A partir desses conceitos, o advogado tatuapeense investe em um trabalho sólido, cujo objetivo é oferecer suporte a empresas para questões de direito civil, comercial, tributário e trabalhista. Nesta atividade, o profissional conta com diversos colaboradores que atuam em áreas específicas do direito.
ASSESSORIA
De acordo com Massicano, o investimento na área digital lhe possibilita oferecer assessoria jurídica empresarial e consultoria para os empreendedores da região.
DIFERENCIAIS
A dedicação de Massicano está ligada ao fato dele acreditar que o Tatuapé representa um eixo estratégico em São Paulo. “A região possui empresas em ascensão que estão se alinhando a um crescimento contínuo, seja em prestação de serviços ou em tecnologias das mais avançadas”, frisou.
GRANDES EMPRESAS
Grandes empresas estão migrando suas atividades para o Tatuapé e, em breve, elas vão direcionar suas marcas para esse serviço advocatício diferenciado.
POLOS DE NEGÓCIOS
“Como a Zona Leste não para de crescer, provavelmente ela deverá figurar entre os polos de negócios mais importantes da cidade em aproximadamente dez anos. Outras regiões que ainda fazem parte desse contexto são Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes, chegando até o ABC e Guarulhos. Com esse mercado promissor e a tecnologia ao nosso favor, com certeza a advocacia será um importante elo de cooperação”, aponta o advogado.
CONEXÃO DIRETA
Mesmo com a retomada gradual dos negócios, é relevante que o profissional do direito mantenha um canal aberto com seus clientes, sejam eles da área empresarial ou não, fazendo com que todos sintam-se à vontade para apresentar as suas dúvidas, as suas dificuldades e até mesmo sugestões. A conexão direta fortalecerá cada vez mais esse elo de comunicação.
AUDIÊNCIAS E REUNIÕES
“Hoje existem tecnologias capazes de tornar os processos digitais, com a possibilidade de os clientes consultá-los a qualquer hora e de qualquer lugar, seja no computador ou via smartphone, além de serem realizadas audiências e reuniões diminuindo o custo do processo ao cliente”, disse Massicano.
CULTURA DIGITAL
Essa é a uma realidade que já está mostrando dados. As atividades e-commerce, por exemplo, crescem em média 12% ao ano. São aproximadamente R$ 50 bilhões movimentados a cada 12 meses (e crescendo). Em comparação a dez anos atrás, isso demonstra que as pessoas estão passando a optar por serviços on-line e a confiar neles.
SE MANTER ATUALIZADO
O avanço da cultura digital se tornou inevitável e, dentro de no máximo duas décadas, haverá estereótipos de trabalhadores no mercado muito diferentes dos de hoje. Assim, fica claro que a atividade on-line como advogado é fundamental para que o profissional se mantenha atualizado no mercado nos próximos anos.

HISTÓRIA
O advogado Thiago Massicano tem 15 anos de experiência na área. Possui MBA em Business Law na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e duas pós-graduações, uma pela mesma instituição e a outra pela Universidade Mackenzie, com especialização em Direito Empresarial. Empreendedor do direito, Massicano estudou e planejou sua carreira para a especialização em assessoria jurídica empresarial.
EXPERTISE
Estudando e analisando como seria possível agrupar o segmento, Massicano focou no empresário bem estabelecido, seguro, mas que também pretendia evoluir. Com sua expertise, se dedicou a tirar a preocupação dos empresários e comerciantes que não sabiam como organizar suas atividades empresariais de maneira a estarem amparados juridicamente. Assim, o profissional cresceu e conseguiu se dedicar exclusivamente a proporcionar todo o respaldo solicitado pelos seus clientes. Sua dedicação possibilitou a construção de uma carreira sólida e que, atualmente, está presente em seu escritório, localizado no andar de um prédio no Tatuapé com estrutura ampla e moderna.
Muito bom, Parabéns pôr todas as conquistas, e quê Deus sempre esteja aí lado de Vcs para sempre!!
Deus abençoe grandemente…
Parabéns a equipe Massicano advogados!
Belo trabalho! Sou um cliente satisfeito!
Escritório inovador e com equipe sinérgica as as novas diretrizes!!!