Por meio da votação do público na primeira fase da premiação, foram escolhidas as melhores panificadoras das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e do Centro de São Paulo
Após 17 dias de votação direta do público, a Primeira Fase da Padocaria-SP na edição de 2024 termina e elege suas 25 padarias finalistas. Foram cerca de 61.000 votos, dos quais 36.000 válidos – ou seja, que foram confirmados por e-mail ou validação via contas do Google ou da Meta – para cerca de 800 estabelecimentos de toda a cidade. Para a segunda fase, que acontece entre 11 a 27 de outubro, o Padocaria-SP terá novamente o voto do público e também a participação de um corpo de 25 jurados técnicos. Cada jurado visitará, de maneira incógnita, 5 finalistas e atribuirão sua pontuação para que sejam definidas as campeãs de cada região e a Melhor Padaria de São Paulo. Uma novidade na próxima etapa é o prêmio de Melhor Pão na Chapa com Catupiry, apresentado por Catupiry.
Outro destaque na edição 2024 da Padocaria-SP são as padarias “Hors Concours”, ou seja, estabelecimentos que foram três vezes campeões do concurso em uma mesma categoria. “A menção Hors Concours é uma maneira de valorizar e homenagear os estabelecimentos que conquistaram o tricampeonato e que, portanto, são endereços de excelência na cidade”, diz o jornalista Miguel Icassatti, idealizador do concurso ao lado do chef Eduardo Maya. Nesta edição são Hors Concours as padarias Cepam e Merci, respectivamente tricampeãs nas regiões Leste e Oeste, e Estado Luso, que venceu três vezes na categoria Melhor Pãozinho. “Ao instituir essa menção, o Padocaria-SP dá a chance para que outras padarias sejam premiadas. E lembro que essas três padarias seguem concorrendo em todas as outras categorias no Padocaria-SP 2024”.
Na primeira fase da Padocaria SP, foram escolhidos por meio de voto popular os melhores nas categorias Café, apresentado por Nestlé Professional; Pãozinho, apresentado por Nita; Pão de Fermentação Natural; Pão na Chapa, apresentado por Catupiry; Pizza de Padaria; Serviço de Frios; Sonho, apresentado por Bunge; Time de Chapeirose Melhor Padaria de São Paulo. Os vencedores em todas as categorias, as melhores padarias de cada região (voto popular e júri), além do grande prêmio para A Melhor Padaria de São Paulo serão conhecidos no dia 5 de novembro. Na data, ainda será dado destaque de Padaria Sustentável, em parceria com a plataforma Food To Save, àquela que melhor atender a critérios de 1. Combate ao desperdício de alimentos; 2. Gestão eficiente de resíduos e de recursos naturais; 3. Impacto Social Positivo da Padocaria-SP.
Confira as padarias finalistas de cada região:
ZONA LESTE
Big Pão Express
Casa Nápoles
Nova Trivial
Nova Yara
Vera Cruz
ZONA SUL
Academia do Pão
Bandeirantes 2
Ceci
Europão
Larsol
CENTRO
Amor In Pani
Bella Paulista
Campos Elíseos
Cascatinha
Galeria dos Pães
ZONA OESTE
Casa de Pães Villa Real
Estrela do Butantã
Forno Fecchio
Morgane Boulangerie
Santa Micaela (Morumbi)
ZONA NORTE
Arizona
Condessa
Estado Luso
Pá D’ouro
Panetteria ZN
O Padocaria-SP 2024 tem patrocínio de Hellmann’s, Seara Food Solutions, Nestlé Professional, Catupiry Professional, Nita e Bunge, e apoio do Sampapão (Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo) e de Food to Save.
Sobre os realizadores
Eduardo Maya é gastrônomo há mais de 20 anos e tem na bagagem ao menos dois grandes sucessos: o concurso Comida Di Buteco, criado em 2000 e hoje presente em mais de vinte cidades brasileiras, e o mais Festival Aproxima, que desde 2014 promove a gastronomia mineira integrando toda cadeia produtiva do estado, aproximando todos os seus elos.
Miguel Icassatti é jornalista – foi crítico de bares da Playboy e da Veja São Paulo, editor de Veja Comer & Beber e co-fundador do caderno Paladar (Estadão); é sócio da revista Gula e o idealizador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, que desde 2015 realiza o Festival Cultura de Boteco.
Serviço
Padocaria-SP 2024
Votação: 2ª fase, de 11 a 27 de outubro.
Premiação: 5 de novembro, com transmissão pelo instagram @padocariasp