Convidado a participar da reunião do Conseg Tatuapé, o profissional da Coordenadoria de obras da Subprefeitura Mooca, falou sobre o trabalho que está sendo feito na região para conter as enchentes. Segundo ele, as equipes de limpeza estão realizando ações de retirada de lixo de bocas de lobo, galerias, além de varrição de ruas e poda de mato. Ele adiantou, também, que com relação a construções de grande porte, como ampliação da rede de galerias e aumento da capacidade das mesmas, elas continuam a cargo da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras.
GALERIAS
Para o presidente do Conseg, Dagoberto Resende, o Tatuapé recebeu obras paliativas, no que diz respeito à contenção de enchentes. Apesar disso, ele salientou terem sido importantes as emendas orçamentárias propostas pelos vereadores Toninho Paiva e Jamil Murad para a recuperação de galerias. Com relação à continuidade destes projetos que visam amenizar os alagamentos nas ruas do bairro, Resende ressaltou a necessidade dos moradores voltarem a cobrar dos parlamentares eleitos novas emendas para a realização de mudanças profundas no sistema de drenagem da região.
PISCINÃO
O presidente lembrou, ainda que, em 2010, havia na Siurb um processo de licitação da execução do projeto básico e executivo de um reservatório de retenção de cheias, que prevê a construção de um piscinão na Praça Santa Terezinha, incluindo o reforço da drenagem das ruas da região. Além desse plano, encontrava-se em fase de elaboração a licitação da obra de reforço de canalização do córrego Tatuapé. Três anos depois, os planos ainda permanecem em análise.