Dois cartões postais da Penha, a Basílica de Nossa Senhora da Penha (Rua Santo Afonso, 199, telefone 2295-4462) e o Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha (Praça Nossa Senhora da Penha, 1, telefone 2091-8194), tiveram suas fachadas repintadas este ano.
Com sua pedra fundamental lançada no ano de 1955 e sendo parte integrante não só da história do bairro da Penha, mas da cidade de São Paulo, esta é a terceira intervenção deste tipo que a Basílica recebe. Os trabalhos começaram em julho deste ano e foram concluídos em outubro.
“A fachada estava muito desbotada. Escolhemos a cor amarela porque é chamativa, viva. E, como sempre acontece, assim como muitas pessoas nos apoiaram, outras não gostaram muito da pintura”, comentou o padre Monsenhor Carlos de Souza Calazans.
Tanto é, que a questão foi parar no Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. “Mas no final ficou tudo bem. Resolvemos tudo junto ao órgão e a igreja ficou muito bonita”, concluiu.
IGREJA VELHA DA PENHA
No Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha, a ideia de “dar vida” à construção, que também é conhecida como Igreja Velha da Penha, já está surtindo resultados. Os trabalhos começaram em agosto e terminaram em setembro. “Já notamos uma procura maior para a realização de casamentos e acreditamos que isso esteja relacionado à nova fachada”, avaliou o padre Edmilson Dias.
Para chegar as cores finais de verde e marrom, várias simulações foram avaliadas. “Inclusive o Bispo Dom Manuel acompanhou todo o processo. O resultado final foi surpresa para a comunidade, que nos ajudou com muitas doações. Agora falta instalar os holofotes no entorno da igreja e terminar a reforma que estamos fazendo no telhado”, destacou o padre.
A benfeitoria contempla a troca de todo o telhado, composto por 16 mil telhas tipo francesa. O trabalho está sendo realizado por uma equipe de carpinteiros, para manter a característica original do telhado.
MISSAS
“Estamos muito contentes com o resultado da pintura. Afinal, queremos mostrar para as pessoas que a igreja continua em plena atividade. Temos local para acender velas, loja com artigos religiosos e realizamos missas às 17 horas, na segunda; às 7 e às 17 horas, de terça a sexta; no sábado, às 7 e às 16 horas; e no domingo, às 11 horas. Diariamente, o Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha fica aberto das 7 às 18 horas.