A falta de um local adequado para se andar de bicicleta no Tatuapé fez com que uma parte dos moradores propusesse para a Prefeitura a adaptação de um espaço que pudesse atender a crianças, jovens e idosos. E dentre os locais capazes de atender esta parcela de ciclistas, as pessoas apontaram o Parque Esportivo dos Trabalhadores – Anália Franco, na Rua Canuto de Abreu, s/nº, como sendo ideal.
BOA LARGURA
Regina de Souza, por exemplo, acredita que as pistas de corrida sejam suficientemente largas para acolher os dois tipos de prática esportiva. Sem contar que o parque tem bebedouros e áreas de sombra caso os ciclistas queiram descansar. A mesma opinião tem a estudante Juliana dos Santos, que acrescenta: “a área da entrada poderia servir de recreação para os pequenos que quisessem aprender a andar”.
MAIS REGRAS
Jorge Luis Torres afirmou que se existissem regras específicas para as bikes a circulação seria tranquila. No Parque do Carmo, em que ele vai às vezes, Torres afirmou ter um respeito mútuo entre ciclistas e praticantes de corrida, caminhada ou mesmo com relação aos jovens que andam de patins. “Em determinados dias da semana ou mesmo em fins de semana alternados, a Prefeitura poderia adaptar a pista de atletismo para as bicicletas, pois ela fica boa parte do ano sem uso”, sugeriu.
FUNDAMENTO
As propostas dos entrevistados têm como fundamento o fato do bairro ter sido prejudicado neste ponto, pois tanto o Clube Escola Tatuapé como o Parque do Piqueri não têm espaço adequado para a criação de pistas de bicicleta. Para eles, apesar da Prefeitura propagar na televisão que a bicicleta pode ser utilizada atualmente como forma de transporte e lazer, as ruas continuam sendo extremamente perigosas, já que os ciclistas não são respeitados.
O OUTRO LADO
De acordo com a Assessoria de Planejamento Estratégico da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, é impossível promover a implantação de uma ciclovia dentro do Parque Esportivo dos Trabalhadores – Anália Franco por motivo de segurança e impossibilidade estrutural.
Conforme a explicação da Assessoria, as alamedas do Parque são muito estreitas e não haveria espaço suficiente para comportar os pedestres e as bicicletas circulando pelo mesmo local.