Os acidentes causados por falhas em semáforos na cidade não são novidade. Aliás, não poderia ser diferente em cruzamentos como o da Avenida Paes de Barros com a Rua Capitão Pacheco e Chaves, na Vila Prudente. Nesse sentido, moradores e motoristas da região chamam atenção para os problemas técnicos recorrentes no local. Assim, em alguns momentos as luzes estão apagadas. Em outros, a cor amarela fica piscando o tempo todo. Ou seja, a confusão é interminável, já que não existem agentes da CET para controlar o tráfego.
FURTO E VANDALISMO
Segundo nota da Companhia de Tráfego, o local é alvo frequente de furto e vandalismo e, para minimizar o volume das ocorrências, a empresa tem feito o alteamento dos controladores semafóricos e reforço nas portas e instalação de alarmes sonoros. Além disso, o órgão também revelou que faz a concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação elétrica, sem contar a soldagem das janelas de inspeção das colunas semafóricas”.
OCORRÊNCIAS
Depois, levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sobre as ocorrências de furtos e vandalismo no sistema semafórico mostra que, de janeiro a dezembro de 2022, foram registradas 6.035 ocorrências deste tipo de crime. Ademais, o número representa, em média, 17 semáforos danificados por dia. Trata-se de um aumento de 20% em relação ao ano de 2021, quando foram contabilizadas 5.237 ocorrências. Durante todo o ano de 2020, a CET registrou 4.554 ocorrências. Em 2019, foram 1.969 registros desse tipo de crime.
ÁREA CENTRAL
A área central da cidade costuma concentrar o maior número de falhas por furto ou vandalismo. Neste ano, entretanto, verifica-se um aumento significativo na Zona Leste e na região Sudeste.
PARQUE SEMAFÓRICO
Vale ressaltar que a cidade tem o maior parque semafórico do País, com mais de 6.600 cruzamentos e travessias semaforizadas. Os danos aos equipamentos causam prejuízos e, principalmente, colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores.
REFORÇO EM PORTAS
Para minimizar o volume das ocorrências, a CET fez o alteamento e reforço nas portas de controladores semafóricos, concretagem e soldagem das tampas e caixas de passagem da fiação elétrica, soldagem das janelas de inspeção das colunas dos semáforos, entre outras medidas.
SEGURANÇA PÚBLICA
A CET ressalta manter conversas frequentes com a Secretaria de Segurança Pública, polícias Civil e Militar e a GCM para inibir as ações. Além disso, quem flagrar alguma ação criminosa pode ligar para 190 ou 156.