Os trechos abaixo são de um texto divulgado na Internet de autor desconhecido, mas são fatos históricos, que merecem serem conhecidos por todos os brasileiros. A história é feita para servir de exemplo e para que não se faça mais o que não deu certo, mas, infelizmente, o povo que vota não é o que lê a história, nem a ouve. Vejam, reflitam e decidam o que for melhor para sua vida e de sua família.
“A primeira nação da América que utilizou máquinas e barcos a vapor foi Cuba, em 1829.
A primeira nação da América Latina e a terceira no mundo (atrás da Inglaterra e dos EUA) a ter uma ferrovia foi Cuba, em 1837.
Foi um cubano que primeiro aplicou anestesia com éter na América Latina, em 1847.
A primeira demonstração mundial de uma indústria movida a eletricidade foi em Havana, em 1877.
Em 1881, foi um médico cubano, Carlos J. Finlay, que descobriu o agente transmissor da febre amarela e definiu sua prevenção e tratamento.
O primeiro sistema elétrico de iluminação em toda a América Latina (incluindo Espanha) foi instalado em Cuba, em 1889.
Entre 1825 e 1897, entre 60 e 75% de toda a renda bruta que a Espanha recebeu do exterior vieram de Cuba.
Antes do final do Século XVIII, Cuba aboliu as touradas por considerá-las `impopulares, sanguinárias e abusivas com os animais`.
O primeiro bonde que circulou na América Latina foi em Havana em 1900.
Também em 1900, antes de qualquer outro país na América Latina, foi em Havana que chegou o primeiro automóvel.
A primeira cidade do mundo a ter telefonia com ligação direta (sem necessidade de telefonista) foi em Havana, em 1906.
Em 1907, estreou em Havana o primeiro aparelho de Raios-X em toda a América Latina.
Em 19 maio de 1913, quem primeiro realizou um voo em toda a América Latina foram os cubanos Agustin Parla e Rosillo Domingo, entre Cuba e Key West, que durou uma hora e quarenta minutos.
O primeiro país da América Latina a conceder o divórcio a casais em conflito foi Cuba, em 1918.
Em 1922, Cuba foi o segundo país no mundo a abrir uma estação de rádio e o primeiro país do mundo a transmitir um concerto de música e apresentar uma notícia pelo rádio.
A primeira locutora de rádio do mundo foi uma cubana: Esther Perea de la Torre.
Em 1937, Cuba decretou, pela primeira vez na América Latina, a jornada de trabalho de 8 horas, o salário mínimo e a autonomia universitária.
Em 1940, Cuba foi o primeiro país da América Latina a ter um presidente da raça negra, eleito por sufrágio universal, por maioria absoluta, quando a maioria da população era branca. Ela se adiantou em 68 anos aos Estados Unidos.
Em 1940, Cuba adotou a mais avançada Constituição de todas as Constituições do mundo. Na América Latina foi o primeiro país a conceder o direito de voto às mulheres, igualdade de direitos entre os sexos e raças, bem como o direito das mulheres trabalharem.
Em 1942, um cubano se torna o primeiro diretor musical latino-americano de uma produção cinematográfica mundial e também o primeiro a receber indicação para o Oscar norte-americano. Seu nome: Ernesto Lecuona.
O segundo país do mundo a emitir uma transmissão pela TV foi Cuba em1950.
O primeiro prédio construído em concreto armado em todo o mundo ficava em Havana: o Focsa, em 1952.
Em 1955, Cuba é o segundo país na América Latina com a menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por mil nascimentos).
Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o segundo país na América Latina com a menor taxa de analfabetismo (apenas 23,6%). As taxas do Haiti eram de 90%; e Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana, 50%.
Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes); com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.
Em 1958, Cuba é o segundo país do mundo a emitir uma transmissão de televisão em cores.
Em 1958, Cuba é o país da América Latina com maior número de automóveis (160.000, um para cada 38 habitantes). Era quem mais possuía eletrodomésticos. O país com o maior número de quilômetros de ferrovias e o segundo no número total de aparelhos de rádio.
Em 1958, apesar da sua pequena extensão e possuindo apenas 6,5 milhões de habitantes, Cuba era a 29ª economia do mundo.
Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema (358), batendo Nova York e Paris, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
E depois, o que aconteceu?
Veio a Revolução Comunista e hoje resta o desespero de uma população faminta, sem liberdade nem mesmo para deixar seu país, sem dignidade, onde uma das atividades que mais empregam é a prostituição.”
Devemos tomar cuidados e providências para não cometermos o mesmo erro.
Sr Sergio Carreiro,,o texto divalgado na internet pelo autor desconhecido fala só o que de bom acontecia em Cuba até 1959,ou fala o que acontecia de errado também ?fala do regime ditatorial do presidente Fulgéncio Batista,,que era marionete dos Estados Unidos? fala que quem mandava lá era os Americanos,,igual um tal de FMI mandava aqui no Brasil até 2002 ?,fala que 75% das terras Cubanas pertenciam aos Americanos?fala que 90% dos serviços eram prestados por Americanos ?fala que 40% da produção de açúcar eram produzidos por Americanos ? fala que 70% dos Cubanos viviam na pobreza e na miséria ? ele explicou alguma coisa sobre o motivo da revolução comunista ? ele explicou alguma coisa sobre o embargo comercial imposto pelo os Americanos e obrigando os Países aliados impor também?? será que se não houvesse a revolução comunista Cubana esse País ainda existia ou será uma ilha de Veraneios Americanos?? portanto querer comparar a democracia brasileira com a Ditadura Cubana,,é um retrocesso sem limites ,,aqui é tão fácil ,,de quatro em quatro anos tem eleição Presidencial,,se a maioria achar que quem está no poder não tem competéncia,,,,,é só trocar ,,